sexta-feira, 23 de março de 2018

A SÉTIMA ATITUDE PARA VIVER O NOVO DE DEUS:USANDO BEM O NOSSO TEMPO



I-INTRODUÇÃO

SALMOS 90:12,17-12 Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.
17 Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.

O Salmos de numero 90 foi escrito por Moisés e ele neste salmo entre outras coisas fala da importância de usarmos corretamente o nosso tempo e ele pede ao SENHOR sabedoria para usa-lo  da melhor maneira o tempo que dispunha.

SALMOS 90:12-12 Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Moises entendia que a vida do ser humano passa muito depressa, no salmos ele se refere ao homem como uma erva que cresce de manhã, mas a tarde é cortada e fica seca

SALMOS 90:5-6-5 Tu os levas como por uma torrente; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce;
6 de manhã cresce e floresce; à tarde corta-se e seca.

Diante desta constatação sobre importância e da brevidade da vida, Moisés faz uma oração,  pedindo que tudo o que ELE fosse levado a fazer na vida valesse a pena, tanto para ele , quanto para Deus.

SALMOS 90:12,17-12 Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.
17 Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos.

II – MOISÉS PEDE A DEUS QUE O ENSINE A CADA DIA

SALMOS 90:12,17-12 Ensina-nos ....

Uma das coisas que mais complica a nossa existência é a autossuficiência, o entender que a partir de determinado momento temos condições de decidir tudo em nossa vida, que não precisamos de auxilio de ninguém e uito menos de Deus, porque entendemos, ou dominamos o assunto que estamos tratando.

Moisés sabia que não era assim tão fácil e pede para que o SENHOR o ensinasse a cada dia a viver da melhor forma.

Quando voce pede para Jesus te ensinar voce vai ficar maravilhado com o que voce vai escutar

MARCOS 6 2 Ora, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ao ouví-lo, se maravilhavam, dizendo: Donde lhe vêm estas coisas? e que sabedoria é esta que lhe é dada? e como se fazem tais milagres por suas mãos?

Jesus maravilhou o povo comum, os mestres nas sinagogas, os religiosos e vai maravilhar você, peça a cada dia a direção de Deus seu ensino e como lidar com as coisas.

III- MOISES PEDE PARA QUE ELE POSSA USAR O TEMPO EU ELE TEM DE MANEIRA CORRETA

SALMOS 90:12,17-12 Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

Este contar os nossos dias é traduzido também como : “fazer o máximo com o tempo que dispomos”

A Palavra de Deus é uma Palavra que sempre produz no homem uma condição de vida melhor aqui e no porvir e ela nos exorta a entender que quase tudo na vida pode ser recuperado, mas o tempo mal usado, o tempo desperdiçado não pode voltar mais.

Por isso somos exortados a aproveitar o tempo da melhor maneira possível:

EFÉSIOS 5:16- Remindo o tempo, porque os dias são maus
EFÉSIOS 5:16- 16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.

Veja que o texto diz que temos que “aproveira bem cada oportunidade”

O que a Palavra de Deus está nos esclarecendo é que o nosso problema como alguns pensam não é a falta de tempo, mas sim a má administração dele.

Cada um de nós deve meditar sobre o que está fazendo com o seu tempo, pois cada minuto, cada hora, cada segundo, são oportunidades que Deus nos dá.

 Irmãos há muita gente usando o seu tempo de qualquer maneira, sem entender que há em nossas vidas várias futilidades,  que roubam nosso tempo e nos afastam de coisas importantes, tais como: a oração, a meditação na Palavra o serviço, a comunhão com o Senhor.

Normalmente numa disputa do tempo de muitos de nós hoje: a oração, a meditação, o serviço para o reino, a comunhão com o SENHOR é deixada em segundo plano, o que é um grande erro, como o apóstolo Paulo nos ensina em  Filipenses,  mandou priorizar as coisas do alto;

COLOSSENSES 3:1-3- 1 Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
3 porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

Veja que Paulo manda buscar as coisas do alto, ou seja procurar aquilo que é prioridade o Espiritual.

Mas isso não significa que as demais coisas não tenham seu espaço.

ECLESIASTES 3:1- 1 Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3 tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar;
4 tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5 tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar;
6 tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora;
7 tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8 tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Como em tudo na vida Jesus é o nosso maior exemplo de quem usou bem seu tempo.

·         JESUS DESDE CEDO TINHA SEU MOMENTO DE ESTAR NA IGREJA

Aos Doze anos como era costume era quando os meninos passavam a ser reconhecido como judeu, como filho da lei e podia participar das festas religiosas.

LUCAS 2:41-42- Ora, seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da páscoa.
42 Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa;
·         JESUS CUMPRIA AS ORDENANÇAS DA FÉ

Jesus antes de iniciar seu ministério foi para ser batizado por João Batista.

MATEUS 3: 13-15- Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
14 Mas João o impedia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?

15 Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu.

·         JESUS TINHA TEMPO PARA TRABALHAR

Jesus aprendeu a profissão de seu pai terreno e trabalhou como carpinteiro.

MARCOS 6:3- 3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele.

·         JESUS TINHA TEMPO PARA FAZER A OBRA DE DEUS

Jesus andava ministrando, curando, ensinando em todas as cidades e povoados.

MATEUS 9:35 –  E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. 

·         JESUS TINHA TEMPO PARA IR A FESTA

O primeiro milagre que Jesus realizou estavam com eles sua mãe e seus discípulos.

JOÃO 2: 1 Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e
2 e foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento.

·         JESUS TINHA TEMPO DE FAZER AMIGOS

Mesmo fora de seus discípulos, Jesus fazia amigos como Marta, Maria e Lazaro

JOÃO 11:11- 11 E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.

·         JESUS TINHA TEMPO DE ORAR

VÁRIOS SÃO OS TEXTOS EM QUE Jesus esta orando, inclusive nos momentos de dor e lagrimas

HEBREUS 5: 7 O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência,

·         JESUS TINHA TEMPO DE ESTAR COMA FAMILIA

Jesus andava com seus irmãos

JOÃO 7: 1-4- Depois disto andava Jesus pela Galiléia; pois não queria andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo.
2 Ora, estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos.

3 Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.
4 Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.

·         JESUS TINHA SEU TEMPO DE DESCANSO

Depois de um dia cansativo de ministrações Jesus descansava.

MATEUS 8:23-24- 23 E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.
24 E eis que se levantou no mar tão grande tempestade que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo.

·         JESUS TINHA TEMPO COM AS CRIANÇAS

Nas suas pregações e nos demais momentos Jesus chamava as crianças para si, a gente sabe que criança não está apenas aprendendo, mas brincando demonstrando carinho e mesmo num dia tão trabalhoso Jesus tinha tempo para ELAS.

LUCAS 18: 16 Jesus, porém, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus.

Assim como Jesus temos tempo para tudo o que precisamos é viver com as prioridades adequadas, de maneira adequada cada oportunidade da nossa vida.

Mas como viver de maneira adequada o meu tempo?

Colocando as prioridades corretas nas coisas e uma das prioridade é colocar a Deus como prioridade, o que não significa deixar as outras coisas de lado, mas ter o momento correto para cada uma delas.

MATEUS 6:33- 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Tudo o que voce tem é que planejar o seu dia, para que cada coisa encontre seu tempo de realização, quando fazemos isso somos abençoados.

Veja que Moisés após orar pedindo para ser ensinado, pedindo para usar o seu tempo de maneira a não perder oportunidade ele fecha esta passagem dizendo que dessa forma com a prioridade de Deus, sendo ensinado por Deus e organizando seu tempo Deus daria exoito ao seus esforços.

SALMOS 90:12- 12 Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.
SALMOS 90:12-Ensina-nos a fazer o máximo com o nosso tempo e dá êxito aos nossos esforços (NLH)

17-Sim dá êxito aos nossos esforços (NLT)

Não há nenhum problema em pedir para que a nossa vida seja abençoada, tenha êxito, nós fomos criados por Deus para sermos abençoados, prósperos, felizes, esse é o desejo de Deus para nós.

GENESIS 1: 28-30- Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.
30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.

DEUTERONOMIO 30:9- 9 Então o Senhor teu Deus te fará prosperar grandemente em todas as obras das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais;

O que precisamos é apenas aprender de Deus, ter sua visão das coisas que nos fara tomar as decisões corretas

PROVERBIOS 19:8- 8 O que adquire a sabedoria é amigo de si mesmo; o que guarda o entendimento prosperará.

O Senhor sempre recompena os homens de fé e de integridade de fé

SALMOS 37:18- 18 O Senhor conhece os dias dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre.

Conclusão:

Peça sempre para o Senhor te ensinar tudo oq eu precisamos em nosso dia;

Aproveite seu tempo priorizando as coisas e em primeiro lugar o reino de Deus;

Há tempo para tudo, nos e que administramos mal o tempo;

Se em um dia voce tiver que sacrificar o tempo de algo, sacrifique qualquer coisa menos a comunhão com Deus, pois são nos momentos de comunhão que recebemos instruções da parte de Deus pra nossas vidas, são nesses momentos que somos fortalecidos, levantados, sacudidos e alimentados com tudo aquilo que o Senhor tem pra nós.

Num determinado momento Jesus estava pregando e sua mae e seus irmãos foram procura-lo e não houve como ele atende-los, mas com certeza após este momento Jesus foi ate eles.

LUCAS 8: 19-21- A mãe e os irmãos de Jesus foram vê-lo, mas não conseguiam aproximar-se dele, por causa da multidão.

20 Alguém lhe disse: "Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-te".
21 Ele lhe respondeu: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a praticam"
APRENDEMOS NOS 3 PRIMEIROS CULTOS DE 2018, SETE MANEIRAS PARA SE VIVER O NOVO DE DEUS:
 1. SER ADORADORES - Adorar a Deus é ALGO mais profundo de que cantar louvores, publicar na mídia textos de adoração, é uma entrega, uma anulação de si mesmo em prol daquilo que é objeto de adoração, não é comportar-se como se nada estivesse errado, mas é mesmo em situações adversas manter nossa comunhão com o SENHOR, reconhecendo quem ELE é e quem somos.
Usamos o exemplo de Jó que no pior momento de sua vida continuou a adorar a Deus
2. NÃO DEIXAR DE BUSCAR A DEUS - Quando estamos desejos de vivermos novas experiências com Deus, o diabo também sabe, e por isso, ele se levanta tentando neutralizar a nossa busca.
Precisamos aprender a superar os obstáculos e não atribuir a Deus aquilo que acontece de ruim em nossas vidas, pelo contrário, precisamos usar as adversidades para nos aproximar ainda mais de Deus. 
Usamos o exemplo de Paulo que disse e viveu uma vida onde nem fome, nem nudez, nem perigo ou espada, nem angustia ou perseguição conseguiria o afastar do amor de Cristo (ROMANOS 8:35-39)
3. NUNCA DEIXE A INTEGRIDADE DA SUA FÉ. – Integridade vem do termo latim INTEGRITATE, que significa aquilo que não se fragmenta, não se divide, em nosso contexto de igreja ser integro quer dizer em: não ter uma face religiosa e outra profissional, não ter uma face religiosa e outra comercial, não ter uma face religiosa e outra estudantil, não ter uma face religiosa e outra Familiar, ou seja é você vivenciar sua espiritualidade e sua fé firmemente na igreja ou em qualquer lugar onde você esteja ou qualquer que seja a circunstancias.
4. TENHA UMA VISÃO ESPIRITUAL E NÃO TERRENA DAS COISAS-
Jó sabia que apesar de tudo o que estava passando, havia um Deus que faria justiça a sua fé, a sua causa e as suas atitudes, mesmo perdendo coisas, Jó continuou fiel a Deus, porque tinha uma visão do Espiritual e não apenas material.
A VISÃO TERRENA DA VALOR a coisas que ao homem não convém, não são licitas, é imediatista e pensa exclusivamente no bem necessário a aquele momento e não no que causa a longo prazo, e uma visão que dá valor a vaidade e a cobiça
A VISÃO ESPIRITUAL envolve ver além do mundo natural para o mundo espiritual. É compreender o divino propósito de Deus e reconhecer sua parte no plano Dele.
5.OBEDECER A DEUS
Irmão entenda e obedeça a direção de Deus, quando é de Deus mesmo por que:

Deus sabe aonde envia você?
Deus sabe o melhor lugar para você estar?
Deus sabe aonde a necessidade é maior, não resista a sua orientação, siga-a e a benção de Deus se estabelecerá, mesmo que contrarie a sua vontade humana.

6. ESTAR SENSÍVEL A DIREÇÃO DO ESPIRITO SANTO
É tempo de viver espiritualmente abandonando a carne e os desejos humanos.
7. PRINCIPIO QUE APREDEMOS HOJE FOI USAR BEM O TEMPO QUE NOS É DADO



Nenhum comentário: