segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

VIVENDO NOVAS EXPERIÊNCIAS COM DEUS II – SENDO OBEDIENTES A DEUS E SENSIVEIS A DIREÇÃO DO ESPIRITO SANTO



I-             INTRODUÇÃO

Iniciamos o ano de 2018 sob a visão de em 2018 VIVER O NOVO DE DEUS e para viver o novo de Deus é preciso fazer coisas diferentes, em relação a 2017 e os anos anteriores, aprendemos no primeiro culto do ano que para viver coisas novas devemos:
1. SER ADORADORES - Adorar a Deus é ALGO mais profundo de que cantar louvores, publicar na mídia textos de adoração, é uma entrega, uma anulação de si mesmo em prol daquilo que é objeto de adoração, não é comportar-se como se nada estivesse errado, mas é mesmo em situações adversas manter nossa comunhão com o SENHOR, reconhecendo quem ELE é e quem somos.
Usamos o exemplo de Jó que no pior momento de sua vida continuou a adorar a Deus
2. NÃO DEIXAR DE BUSCAR A DEUS - Quando estamos desejos de vivermos novas experiências com Deus, o diabo também sabe, e por isso, ele se levanta tentando neutralizar a nossa busca.
Precisamos aprender a superar os obstáculos e não atribuir a Deus aquilo que acontece de ruim em nossas vidas, pelo contrário, precisamos usar as adversidades para nos aproximar ainda mais de Deus. 
Usamos o exemplo de Paulo que disse e viveu uma vida onde nem fome, nem nudez, nem perigo ou espada, nem angustia ou perseguição conseguiria o afastar do amor de Cristo (ROMANOS 8:35-39)
3. NUNCA DEIXE A INTEGRIDADE DA SUA FÉ. – Integridade vem do termo latim INTEGRITATE, que significa aquilo que não se fragmenta, não se divide, em nosso contexto de igreja ser integro quer dizer em: não ter uma face religiosa e outra profissional, não ter uma face religiosa e outra comercial, não ter uma face religiosa e outra estudantil, não ter uma face religiosa e outra Familiar, ou seja é você vivenciar sua espiritualidade e sua fé firmemente na igreja ou em qualquer lugar onde você esteja ou qualquer que seja a circunstancias.
4. TENHA UMA VISÃO ESPIRITUAL E NÃO TERRENA DAS COISAS-
Jó sabia que apesar de tudo o que estava passando, havia um Deus que faria justiça a sua fé, a sua causa e as suas atitudes, mesmo perdendo coisas, Jó continuou fiel a Deus, porque tinha uma visão do Espiritual e não apenas material.
A VISÃO TERRENA DA VALOR a coisas que ao homem não convém, não são licitas, é imediatista e pensa exclusivamente no bem necessário a aquele momento e não no que causa a longo prazo, e uma visão que dá valor a vaidade e a cobiça
A VISÃO ESPIRITUAL envolve ver além do mundo natural para o mundo espiritual. É compreender o divino propósito de Deus e reconhecer sua parte no plano Dele
Hoje quero falar de mais dois aspectos que nos farão viver o novo de Deus em 2018, que é a OBEDIÊNCIA A DEUS E SUA DIREÇÃO E ESTAR ATENTO A DIREÇAO DO ESPIRITO SANTO EM NOSSAS VIDAS.

O Apóstolo Paulo, no momento em eu vivia o início de seu ministério cristão, tinha muitos planos.
Depois que se converteu a Jesus, era um pregador sedento por espalhar a mensagem do evangelho e começou a realizar viagens missionárias, depois de se preparar espiritualmente durante 3 anos.

Com certeza era algo muito bom, é até hoje a missão dada a cada um de nós que o aceita como Senhor de sua vida, a ponto de deixar registrada a grande comissão para que cada um de nós fosse e ensinasse as nações.

Mas quando Paulo decidiu levar o evangelho até as províncias da Ásia, recebe uma direção, uma resposta que parecia estranha, como está registrado em ATOS 16:16

ATOS 16:6- "Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia."

Veja que o Senhor através do Espirito Santo, impede Paulo de pregar a Palavra na Ásia, que segundo os especialistas em geografia Bíblica se referia a região que hoje representa o noroeste da Turquia.

Você já parou para pensar nesta resposta de Deus e o que ela nos ensina? Vamos entender um pouco mais desta resposta e sua influência em nossa vida hoje, aprendemos com a resposta de Deus que:

II-            NUNCA DEVEMOS DUVIDAR DA DIREÇÃO DE DEUS

Quando realmente a Palavra, a direção vem de Deus, não devemos duvidar e sim obedecer.
Por um simples e objetivo motivo ELE é mais sábio que cada um de nós.
ROMANOS 16: 27 ao único Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.

Paulo entendeu isso e não fez aquilo que desejava fazer, obedeceu.
Qualquer pessoa assim como Paulo poderia ter entendido aquele impedimento como um temor pessoal, como algo que sua mente criara e poderia ter ido, porém Paulo sabia que era uma direção de Deus e não foi.
Mas porque será que Deus estava impedindo de fazer aquilo para o qual foi chamado?
Porque Deus além de sábio, é onisciente, significa dizer que ELE conhece não apenas o momento, mas o futuro, ELE sabe que aquilo que parece ser bom ou urgente aos nossos olhos ou análise no momento, pode não ser bom, ou mesmo não ser o tempo, nem ter tanta urgência.
Havia uma prioridade maior, mas urgente, conhecida apenas no mundo espiritual
Havia um homem que estava orando por respostas de Deus na Macedônia, lá era o local prioritário, seguro e de sua vontade para Paulo estar.

ATOS 16:9-9 De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos.

Irmão entenda e obedeça a direção de Deus, quando é de Deus mesmo por que:

Deus sabe aonde envia você?
Deus sabe o melhor lugar para você estar?
Deus sabe aonde a necessidade é maior, não resista a sua orientação, siga-a e a benção de Deus se estabelecerá, mesmo que contrarie a sua vontade humana.

Na macedônia a primeira cidade alcançada por Paulo foi Filipos, lá Paulo evangeliza as mulheres e Lídia foi batizada, toda sua casa evangelizada. No dia seguinte Paulo e Silas libertaram uma mulher adivinhadora, logo depois foram presos e ao louvarem a Deus a porta da cela se abriu e o carcereiro foi evangelizado ele e sua casa. Depois chegaram a Beréia onde muitos creram nele.
Muitas pessoas alcançadas, libertas e abençoadas porque Paulo seguiu a orientação de Deus.
Tenha cuidado porque tem muito desejo pessoal associado a direção de Deus, quando a pessoa quer fazer algo e faz mas não é direção de Deus, e sim do espirito humano, não há paz no coração, o trabalho não se consolida e a inquietação e a dúvida tomam conta de nossa vida, e a demora na realização do plano de Deus para nós.
Um exemplo disso foi Abraão que recebeu o chamado de Deus, para sair de sua casa e parentela, para ser abençoado por Deus, (GENESIS 12:1-3) Abraão obedeceu em parte e foi, tinha a idade de 75 anos, porém obedeceu em parte pois levou consigo seu sobrinho chamado Ló

GENESIS 12:4- 4 Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

Não era para sair de sua parentela, mas Abraão se dava muito bem com Ló e quis leva-lo consigo, resultado ao fazer o desejo de seu coração foi que levou aproximadamente 10 anos para que Deus confirmasse a sua benção sobre a vida, e só depois de se separar de Ló.
GENESIS 13: 14 E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente;


III-           IMPEDIMENTOS, NEGATIVAS A ORAÇÃO TAMBÉM SÃO RESPOSTAS A ORAÇÃO

É comum quando não recebemos de Deus as respostas que atendam a nossa vontade, a gente entender que Deus não respondeu ainda a nossa oração.
Paulo por um momento queria tanto ir a Ásia pregar o evangelho que quando recebeu o primeiro impedimento, o “não de Deus” para aquele momento como já vimos em ATOS 16:6-6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia;

Paulo queria tanto ir que o “impedimento de Deus” parecia não ser uma resposta e ele continuou tentando

FOI TENTAR ENTRAR EM BITINIA, MAS O ESPIRITO SANTO NÃO LHE PERMITIU

ATOS 16:7-8-7 e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.

MAIS UMA VEZ A RESPOSTA É NÃO E PAULO TENTA DE NOVO IR PARA TROADE

ATOS 16:8 Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade.

Irmãos o SENHOR quando eu preparava esta mensagem, colocou algo forte em meu coração para dizer, para você que aqui está hoje: ELE manda te dizer que tem falado a você o que deve ser feito, mas as vezes pela vontade, desejo de realizar o que pedimos, não escutamos o “não de Deus”, a nova direção, aonde ELE nos quer, com quem ELE nos quer, cuidado com isso, isto pode acarretar serias consequências para sua vida.

IV-           VOCE ESTA ATENTO AS MANIFESTAÇÕES DO ESPIRITO?

Muitos ainda se mantém um pouco fechados a atuação do Espirito Santo entendendo que há muito exagero nas manifestações do Espirito Santo na igreja moderna.
Pode até haver distorções assim como há em várias outras doutrinas, só que não há como negar a necessidade de andarmos guiados pelo Espirito Santo.

PRIMEIRO PORQUE É O ESPIRITO SANTO QUE CONVENCE DO PECADO E DA JUSTIÇA

JOÃO 16:8- 8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:

SEGUNDO PORQUE NOS DÁ MAIOR ENTENDIMENTO DAS COISAS DO ALTO, ABRE OS CÉUS SOBRE NÓS

MATEUS 3: 16 Batizado que foi Jesus, saiu logo da água; e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito Santo de Deus descendo como uma pomba e vindo sobre ele;

TERCEIRO DÁ OUSADIA PARA TESTEMUNHAR

ATOS 4:31- 31 E, tendo eles orado, tremeu o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus.

QUARTO PORQUE É A FONTE DO PODER DE DEUS SOBRE NÓS

Dá poder para expulsar demônios

MATEUS 12: 28 Mas, se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus.

Opera milagres

I CORINTIOS 12:9-11- 9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.
11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.

A ponto de Jesus não permitir que seus discípulos começassem a servir sem que fossem cheios do Espirito Santo de Deus

ATOS 1: 4-5- Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes.
5 Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.

Foi este mesmo Espirito Santo que impediu Paulo de ir aonde desejava, e levou a ir aonde Deus queria, percebe a importância de andar no Espirito, confirmado em 

Efésios 5:18- 18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,

Agora você já se perguntou como Paulo identificou e deixou registrado QUE FOI O ESPIRITO SANTO QUE O IMPEDIU DE IR?

No versos 6 e 7  Paulo diz que foi impedido pelo Espirito

ATOS 16:6-7- 6 Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia;
7 e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.

No verso 8 não diz como foi impedido a descer a Trôade

ATOS 16:8- 8 Então, passando pela Mísia, desceram a Trôade.

O SENHOR através do Espirito Santo impediu que Paulo fizesse o que desejava, mas como ELE tornou isto claro para Paulo.

Com certeza da mesma forma que faz conosco hoje, começando com a falta de paz em seu coração, muitas vezes não é de forma audível que o Espirito Santo mostra que não devemos tomar tal atitude, mas no mais íntimo de nosso ser, não temos paz suficiente para crer que devemos fazer aquilo.

COLOSSENSES 3: 15 E a paz de Cristo, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.

Segundo o Espirito Santo pode usar uma visão, uma revelação, que jamais contradirá a Palavra de Deus
O Espirito Santo opera revelando os mistérios de Deus
EFÉSIOS 3:4 pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo,

5 o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas,

Pode ser em uma visão

ATOS 16:9-10- 9 De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos.

10 E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho.

Assim como o SENHOR nos fala também através da Palavra, de sonhos, e muitas outras maneiras.

A maneira que Deus usou foi fechar a porta, pense nisso as vezes aquilo que Deus impede que você tenha pode ser que não seja bom, que não seja o momento ou que ele tem outros planos para você.

Conclusão

Irmãos se queremos viver o novo de Deus na nossa vida em 2018, precisamos nos habituar a fazer algo novo para Deus como: ser verdadeiros adoradores, não parar de buscar a Deus, manter a nossa fé integra em qualquer lugar o situação, ter uma visão espiritual de tudo ao nosso redor, bem como ser obediente a direção de Deus e sensível a direção do Espirito Santo em nós.
É tempo de viver espiritualmente abandonando a carne e os desejos humanos.

Para relembrar os princípios que nos levarão a viver o novo de Deus em 2018:

 

Nenhum comentário: