terça-feira, 4 de outubro de 2016

A terra prometida só se alcança mediante atender o toque da trombeta

Vamos meditar usando como base o texto de Numeros capítulo 10, quando Moisés recebe uma orientação de Deus:


Números 10:1-10 - 1 Disse mais o Senhor a Moisés:
2 Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para convocares a congregação, e para ordenares a partida dos arraiais.
3 Quando se tocarem as trombetas, toda a congregação se ajuntará a ti à porta da tenda da revelação.
4 Mas quando se tocar uma só, a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.
5 Quando se tocar retinindo, partirão os arraiais que estão acampados da banda do oriente.
6 Mas quando se tocar retinindo, pela segunda, vez, partirão os arraiais que estão acampados da banda do sul; para as partidas dos arraiais se tocará retinindo.
7 Mas quando se houver de reunir a congregação, tocar-se-á sem retinir:
8 Os filhos de Arão, sacerdotes, tocarão as trombetas; e isto vos será por estatuto perpétuo nas vossas gerações.
9 Ora, quando na vossa terra sairdes à guerra contra o inimigo que vos estiver oprimindo, fareis retinir as trombetas; e perante o Senhor vosso Deus sereis tidos em memória, e sereis salvos dos vossos inimigos.
10 Semelhantemente, no dia da vossa alegria, nas vossas festas fixas, e nos princípios dos vossos meses, tocareis as trombetas sobre os vossos holocaustos, e sobre os sacrifícios de vossas ofertas pacíficas; e eles vos serão por memorial perante vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus.

O texto nos leva até o deserto, próximo ao Monte Sinai, onde o povo de Deus estava acampado, esperando a ordem, para que pudessem partir em rumo da terra prometida, para receber a promessa o SENHOR, de adentrar a terra prometida, como se vê em diversos textos,

Neste momento cerca de mais de 3 milhões de pessoas  estavam sob comando de Moisés, após a saída  do Egito,

Êxodo 13,37:“Os filhos de Israel partiram de Ramsés em direção a Sucot, cerca de seiscentos mil homens a pé – somente homens, sem contar suas famílias (mulheres e crianças)” (Êxodo 12,37) Bíblia de Jerusalém.

Boa parte dos estudiosos creem que os números apresentados neste versículo, atingiriam algo em torno de  2 milhões a 3 milhões de Israelitas.

Cuidar de um povo deste tamanho não é fácil, imagine como estas pessoas poderiam ser administradas, cultuar ao SENHOR com descência e ordem, serem avisadas que seria a hora de cultuar, festejar, partir, etc. 

É quando Moisés recebe uma ordem do SENHOR: 

NUMEROS 10:1-4-1 Disse mais o Senhor a Moisés:
2 Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para convocares a congregação, e para ordenares a partida dos arraiais.
3 Quando se tocarem as trombetas, toda a congregação se ajuntará a ti à porta da tenda da revelação.
4 Mas quando se tocar uma só, a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.

Esta ordem servia para que Moisés e o povo de Deus aprendessem uma lição importante na caminhada para a terra prometida, se eles a quisessem alcançar.

Contextualizando para o nosso tempo “a terra prometida” representa o deleite, a alegria, a paz, a ausência de necessidade, enfim a terra prometida está associada as vitórias e a benção de Deus em nossas vidas.

Portanto para alcançar tais coisas, temos que atentar para que o SENHOR falou com Moisés aqui.

II- PRIMEIRO É PRECISO SABER QUE O SENHOR NÃO QUER QUE ANDEMOS PELOS SENTIMENTOS

O Povo de Israel ao atravessar o mar vermelho, na sua fuga do Egito, ficou parado no Monte Sinai, por cerca de um ano. O monte Sinai ficava a cerca de 350 Km do Egito,  e foi alcançado cerca de 3 meses, após os judeus ao saírem do cativeiro. 

A saída do Egito tinha sido algo fenomenal, as pragas, as manifestações de Deus ao abrir o mar e permitir que o povo de Deus passasse em seco, além disso o Senhor providenciou para que os judeus saíssem  com riquezas da terra.

Ora tudo isso  faria com que qualquer ser humano, se excitasse com a situação e se não soubesse controlar os seus sentimentos, poderia querer se apressar para realizar algumas coisas.

O SENHOR no seu imenso amor, os faz então após esta caminhada, com que eles parem por cerca de 1 ano, aos pés do monte Sinai, de modo que ele pudessem descansar.

NUMEROS 1:1-1 Falou o Senhor a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da revelação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano depois da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, dizendo:

O que o SENHOR estava ensinando é que naquilo que temos que fazer para o reino de Deus, nosso serviço, nossa adoração, nosso culto não deve ser baseado na excitação, mas baseado no Espírito, para que a gente entenda o real sentido do que estamos fazendo, seu valor, e também as consequências quando não o fazemos corretamente.

Muitos cristãos estão perdendo a batalha contra o inimigo, porque ainda não conseguiram ganhar a batalha contra os sentimentos, o seu entendimento.

PV 4:23- 23 Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Em outra tradução: “Sobretudo o que deves guardar guarda o teu coração, porque deles procedem as saídas da vida”

O SENHOR não vai agir enquanto você se mantiver excitado, inquieto, pois as emoções são enganosas

Jeremias 17:9 “Enganoso é o coração mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?”

III – OBSERVAMOS NESTA PASSAGEM A IMPORTÃNCIA DE SE PRESTAR ATENÇÃO A MENSAGEM DE DEUS

Com o intuito de organizar a vida no meio do povo de Deus, já que era um povo numeroso, o SENHOR manda Moisés confeccionar duas trombetas, com toques diferentes, que serviriam para a avisar, alertar, mobilizar o povo de Deus para o próximo passo a ser dado.

Veja que em primeiro lugar vemos que foram especificadas as formas que deveriam ser confeccionadas as trombetas.

NUMEROS 10:1-2-1 Disse mais o Senhor a Moisés:
2 Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para convocares a congregação, e para ordenares a partida dos arraiais.

As duas trombetas seriam feitas de obra batida, e deveriam ser feitas de uma única peça de prata. Isto fala da unidade e perfeição, a peça deveria ser batida com o martelo até assumir a sua forma final.

As trombetas aqui mencionadas eram diferentes dos SHOFARES, que eram feitas com os chifres de um animal, esta trombeta era um cano de prata longo, e na ponta um formato de sino. Eram feitas para produzirem sons diferentes. 

Para que?

Para que o povo reconhecesse o que estava sendo tocado., qual era a convocação, se eram duas ou uma as trombetas tocadas

A trombeta representava a voz de Deus, se manifestando no meio da Igreja, cada toque da trombeta tem um significado, um toque era  para se reunir, outro toque era para se movimentar, para sair daquele acampamento para outro.

Este formato de convocação serviu também para mostrar ao povo, que  para sair dali(Sinai) e caminhar para a terra prometida era preciso, estar atento, obedecer o toque da trombeta.
A minha pergunta para você hoje é: 

Você tem ouvido o toque da trombeta? 

Você tem obedecido o toque da trombeta?

A trombeta está tocando para que: nós oremos mais, para que nós  meditemos mais, para que nós nos enchamos do Espirito Santo, para que nós saiamos de algumas situações que estão acontecendo em nossa  vida, para que nós deixemos de ser um crente domingueiro, um não praticante da Palavra e nos envolvermos mais na prática da Palavra, mas nem todos estão ouvindo.

Como vimos o toque de trombeta representava a Palavra de Deus, e eu nestes 36 anos de igreja, nunca vi uma geração, que está deixando de ouvir a trombeta como esta que vivemos, isto explica porque tanta dificuldade de se chegar a terra prometida.

Lucas 12:37 - Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa e, chegando-se, os servirá. 

.IV- VOCE TEM QUE ENTENDER QUAL É O SEU CHAMADO E SE APRESENTAR

NUMEROS 10:3 - 3 Quando se tocarem as trombetas, toda a congregação se ajuntará a ti à porta da tenda da revelação.

Veja que haviam duas trombetas com o objetivo principal de reunir as pessoas para ouvir aquilo que Deus queria dizer a seu povo, porém na ordem de Deus mostrava que havia dois tipos de convocação.

Se tocassem as duas trombetas juntas era para que todo o povo se colocasse a porta do tabernáculo, mostrando que há uma mensagem, um trabalho que deve ser feito por todos juntos.

NUMEROS 10:3 Quando se tocarem as trombetas, toda a congregação se ajuntará a ti à porta da tenda da revelação.

Porém se apenas uma fosse tocada era para comparecer diante da tenda do tabernáculo somente os principais, os líderes,

NUMEROS 10:4- 4 Mas quando se tocar uma só, a ti se congregarão os príncipes, os cabeças dos milhares de Israel.

Veja que coisa interessante o SENHOR mostra que há um chamado a parte do povo, e outro chamado a parte para os líderes, pois a coisas que são pertinentes a liderança e não ao povo, 

Ha coisas que não estamos preparados para receber,  portanto temos que ficar bem espertos para atender apenas ao nosso chamado, pois se nos colocamos no chamado que não é nosso o trabalho perde a alegria, nós nos cansamos e não seremos bem sucedidos.

Tem coisas que estão acima de nosso chamado e capacidade de fazer naquele momento.
Saul não foi chamado para oferecer sacrifícios, o fez e destruiu seu reinado

I SAMUEL 13:8-14 - 8 Esperou, pois, sete dias, até o tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo, deixando a Saul, se dispersava.
9 Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.
10 Mal tinha ele acabado de oferecer e holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.
11 Então perguntou Samuel: Que fizeste? Respondeu Saul: Porquanto via que o povo, deixando-me, se dispersava, e que tu não vinhas no tempo determinado, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,
12 eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda não aplaquei o Senhor. Assim me constrangi e ofereci o holocausto.
13 Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente; não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou. O Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;
14 agora, porém, não subsistirá o teu reino; já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.

Tem gente tendo problemas porque está fazendo aquilo que Jesus não mandou fazer.

V- FIQUE ATENTO AO TOQUE DE ALARME DOS SACERDOTES

NUMEROS 10:9 - 9 Ora, quando na vossa terra sairdes à guerra contra o inimigo que vos estiver oprimindo, fareis retinir as trombetas; e perante o Senhor vosso Deus sereis tidos em memória, e sereis salvos dos vossos inimigos.

Havia um outro tipo de toque que era divulgado como toque de rebate ou retinir, em algumas traduções foi traduzido como toque de alarme, ao ouvir este toque os Israelitas eram chamados a se preparar para a guerra, para atacar e defender.

O interessante é que as trombetas nos tempos do Exodo só poderiam ser tocadas pelos sacerdotes, não poderiam ser tocadas por outras pessoas, veja 

NUMEROS 10:8 - 8 Os filhos de Arão, sacerdotes, tocarão as trombetas; e isto vos será por estatuto perpétuo nas vossas gerações.
I CRONICAS 15:24 - 24 e Sebanias, Jeosafá, Netanel, Amasai, Zacarias, Benaías e Eliézer, os sacerdotes, tocavam as trombetas perante a arca de Deus; e Obede-Edom e Jeías eram porteiros da arca.

O que isto significa?

É que Deus escolhe o sacerdote para lhe dar as direções, os alertas para o seu povo e estes alarmes, estas direções devem ser ouvidas, para que haja proteção sobre sua vida.

Hoje existe uma rebelião escondida no interior da pessoa, alimentada por teólogos e pastores liberais, que não se deve atender as orientações do pastor, pois cada um é livre para interpretar a Palavra e andar conforme essa interpretação.

O resultado são os absurdos vividos pela igreja evangélica nestes últimos anos, o povo de Deus parecido com o mundo nos ambientes que frequentam, na forma como se vestem, de como falam, etc.

Não vejo este menosprezo pela orientação do pastor na Biblia, quando ela é Bíblica.
Primeiro porque o SENHOR levanta estas pessoas para dirigir o seu povo:

PROVERBIOS 11:14 - 14 Quando não há sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança.

EFESIOS 4: 11 E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,

HEBREUS 13:17 - 17 Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Conclusão

Algimas coisas interessantes, podemos observar nesta meditação:

A primeira é o cuidado que devemos ter para não basear nossos ´passos na excitação, no entendimento, porque estes são enganosos e podem nos levar a decisões erradas

A segunda é prestar atenção ao toque da trombeta, que é o chamado de Deus, só faça aquilo que você foi chamado para fazer;

Terceira preste atenção no toque da liderança

Nenhum comentário: