quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Tem momentos que somos nós mesmos que impedimos a benção do SENHOR sobre nós!!!!!


Tem coisas que somos nós mesmos que impedimos a benção do    SENHOR

Leia o texto base de Genesis, para poder entender que algumas posturas que tomamos, são causas de afastarmos a benção de nós, de criarmos problemas para a nossa vida, de vivermos frustrações, simplesmente porque escolhemos agir de um determinado modo

GENESIS 16: 1-16

(Gênesis 16:1) - ORA Sarai mulher de Abrão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar.
(Gênesis 16:2) - E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.
(Gênesis 16:3) - Assim tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.
(Gênesis 16:4) - E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
(Gênesis 16:5) - Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti.
(Gênesis 16:6) - E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.
(Gênesis 16:7) - E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.
(Gênesis 16:8) - E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.
(Gênesis 16:9) - Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
(Gênesis 16:10) - Disse-lhe mais o anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.
(Gênesis 16:11) - Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição.
(Gênesis 16:12) - E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
(Gênesis 16:13) - E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?
(Gênesis 16:14) - Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede.
(Gênesis 16:15) - E Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar tivera, Ismael.
(Gênesis 16:16) - E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.

O texto nos leva até ao tempo em que Abraão já habitava na terra prometida, há uns 10 anos.

Sobre a vida de Abraão havia uma promessa de DEUS:

(Gênesis 12:1) - ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
(Gênesis 12:2) - E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

Promessa de descendência, de creescimento, de benção para si e para os outros.

Mas aos olhos de Abrão e Sara, uma destas promessas  era  muito complicada de ser efetivada em sua vida, a de ter descendência, já que sua Sara era estéril.

Diante dessa situação Abraão e Sara , tomam decisões, baseadas em uma visão natural, racional, sentimental e  momentânea do problema , e o que acontece daqui para frente, nos serve de lições e alertas espirituais.

Esta mensagem é tão atual para hoje, e para mim e para você porque sobre nós repousa a mesma promessa de bençãos que repousava sobre Abraão, comprove:

(Atos 2:39) - Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

Por isso a importância de estarmos atentos a estas lições, aprendermos com elas, para não repeti-las em nossa vida e por em risco a nossa benção

II- QUANDO SE TEM PROMESSA DE DEUS, TEMOS QUE FECHAR OS OUVIDOS PARA TODOS E PARA TUDO AO NOSSO REDOR E FICAR FIXO NA PROMESSA

(Gênesis 16:2) - E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai.

Irmãos o SENHOR tinha se revelado a Abrão, tinha lhe revelado seus planos, tinha firmado uma aliança com ele, de prosperidade, de descendência , e nós sabemos que a parte do SENHOR na aliança ELE sempre faz

(II Timóteo 2:13) - Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.
(Romanos 4:21) - E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.

A nossa parte é crer, caminhando sempre olhando o autor da promessa,

(Hebreus 10:23) - Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. 

Na visão humana estava demorando um pouco para se cumprir a promessa, passaram-se 10 anos da promessa e Abraão fraquejou e acabou dando ouvidos a voz de Sara, para fazer do jeito humano, mais usual, ter um filho com sua escrava.

Realmente o projeto humano aparentemente estava dando certo,  a escrava concebeu o filho de Abrão, mas como tudo o que sai da orientação de DEUS não pode trazer benção, a hist´ória começou a mudar, a partir do momento da concepção,  um grande mal se formou no seio de Abrãao,  de sua casa. Sua família entrou em guerra, acabou a paz, Sara e Agar brigavam o tempo todo.

Isto muitas vezes se repete  conosco, temos inúmeras promessas de DEUS de bênçãos em todas as áreas, mas demora um pouco e começamos a dar ouvidos a qualquer um, ou mesmo a família e vamos pela saída mais comum, mais usual, e acabamos fazendo do jeito humano, e normalmente esse jeito trás uma série de frustrações.

Irmão temos que aprender de uma vez por todas que o nosso papel não é dar jeitinho mas ir diante de DEUS para  requerer, solicitar explicações sobre as  nossas promessas diante do Senhor

Em vários textos da PALAVRA do SENHOR a gente vê homens de DEUS fazendo isto:

O salmista na luta ,no apuro fez isso

(Salmos 119:49) - Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar. 

Salomão fez isso

(II Crônicas 1:9) - Agora, pois, ó SENHOR Deus, confirme-se a tua palavra, dada a meu pai Davi; porque tu me fizeste reinar sobre um povo numeroso como o pó da terra.

Busque em Deus a resposta, clame , Persevere  mas não desista da sua promessa, muito menos tome atalho para cumpri-las ,ouça somente a DEUS.
Não vá pelo caminho mais fácil nunca e o mais abençoado

(Provérbios 13:11) - A riqueza de procedência vã diminuirá, mas quem a ajunta com o próprio trabalho a aumentará. 

III- UM DOS GRANDES PROBLEMAS DO SER HUMANO É TRANSFERIR AS SUAS RESPONSABILIDADES PARA OUTROS

(Gênesis 16:5) - Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti.

Veja que os problemas no lar de Sarai e Abrão se agravam, e Sarai vai até a Abrão reclamar que está sendo desprezada, e que a culpa era de Abrão, quando quem começou toda essa história, fugindo da orientação de DEUS foi ela mesma, que propôs a Abrão tomar sua serva.
Sara estava tão revoltada que pede que o SENHOR julgue entre ela e seu marido, ou seja ela queria o juízo de DEUS sobre Abraão

(Gênesis 16:5) - ....; o SENHOR julgue entre mim e ti.

Este é um grande problema e que impede a benção de DEUS sobre nós, não reconhecer as nossas falhas, ter desculpas para tudo, transferir a culpa para outras pessoas, ou situações e quando eu ajo assim não há benção.

(Jeremias 3:13) - Somente reconhece a tua iniqüidade, que transgrediste contra o SENHOR teu Deus; e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde, e não deste ouvidos à minha voz, diz o SENHOR.
(Jeremias 3:14) - Convertei-vos, ó filhos rebeldes, diz o SENHOR; pois eu vos desposei; e vos tomarei, a um de uma cidade, e a dois de uma família; e vos levarei a Sião.

(Provérbios 28:13) - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. 

(Salmos 32:3) - Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
(Salmos 32:4) - Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)

IV OUTRO GRANDE PROBLEMA QUE IMPEDE A BENÇÃO E FUGIR DE ENFRENTAR O PROBLEMA

(Gênesis 16:5) - Então disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti; minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos; o SENHOR julgue entre mim e ti.
(Gênesis 16:6) - E disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está na tua mão; faze-lhe o que bom é aos teus olhos. E afligiu-a Sarai, e ela fugiu de sua face.

Sarai queria que a serva não mais a tratasse mal, a desprezasse, e falou isso a Abrão, levou o problema a Abrão que era o patriarca e tinha que tomar decisões, agir, porém o que Abrão fez disse a sua mulher que tomasse a decisão que achasse melhor;

O resultado foi um ato desumano, de mandar sobre ela aflições,  imagine você que aflições foram estas, que fizeram com que Agar preferisse fugir com uma criança no ventre  para o deserto.

Uma crueldade, quase uma tragédia pois quem tinha que tomar decisões não quis assumir seu papel.

A palavra de DEUS nos mostra que não devemos fugir de nossas responsabilidades, e diz ainda que com a mesma intensidade de medida que julgamos aos outros seremos julgados.

(Lucas 6:38) - Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

Conclusão

Veja o que aconteceu com esta atitude de Sarai e Abraão:
Num primeiro momento a infelicidade se abateu sobre aquele lar
Num segundo lugar trouxe a separação de um pai com um filho
Num ultimo momento foi dar a oportunidade de se criar uma oposição forte contra aquela nação(os israelitas inimigos seculares dos judeus)

Porque.?

A) Porque ao invés de ficar firmado nas promessas deu ouvido a Sara
B) Pporque não assumia suas responsabilidades transferianpara os outros
C) Fugia do problema





Nenhum comentário: