quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PLANEJAR, TRABALHAR, TER ATITUDES SENSATAS NEM SEMPRE SÃO ATITUDES SUFICIENTES PARA A VITÓRIA


As vezes em virtude da urgência que temos que concretizar as coisas, esquecemos de detalhes importantes, planejamos, pensamos em atitudes sensatas, vamos ao trabalho árduo, mas as coisas dão errada, e como Josué ficamos pensando: Por quê?

A resposta você vai encontrar nesta meditação, preste muita atenção:

JOSUÉ  7:1-12 -   E TRANSGREDIRAM os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.
JS 7:2 -  Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai.
JS 7:3 -  E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são.
JS 7:4 -  Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.
JS 7:5 -  E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.
JS 7:6 -  Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.
JS 7:7 -  E disse Josué: Ah! Senhor DEUS! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nos tivéssemos contentado em ficar além do Jordão!
JS 7:8 -  Ah, SENHOR! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos!
JS 7:9 -  Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome?
JS 7:10 -  Então disse o SENHOR a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?
JS 7:11 -  Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram.
JS 7:12 -  Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.

Josué continuava sua caminhada para a tomada completa da terra prometida, e agora encontrava mais um inimigo, neste exato momento era o povo de Ai. A fama de Israel, de Josué e do que DEUS fazia através deste povo corria por toda a terra.

JOSUÉ 6:27Assim era o SENHOR com Josué; e corria a sua fama por toda a terra.

Josué um general sábio, ao saber deste povo enviou espias para verificar as forças do inimigo, Josué não queria deixar que a vitória escapasse de suas mãos.

JOSUÉ 7:2  Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai.

Estes homens foram olharam os seus inimigos e voltaram para Josué, e orientaram a Josué que não enviasse todo o seu exercito, para não desgastá-lo, pois não seria necessário, o inimigo não era nem tão grande, nem tão hábil.

JOSUÉ 7:3 - E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são.

Josué então segue a orientação de seus espias, convoca seus homens uns 3000 homens e os envia para guerrear com o povo de Ai, e o que acontece?

JOSUÉ 7:4-5 - Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.
JS 7:5 -  E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.

A pergunta que passava na cabeça de Josué com certeza era: Porque isto aconteceu?

Com certeza nós já devemos Ter passado por situações assim, estamos na presença do SENHOR, planejamos tudo, fazemos a nossa parte examinando bem, tomando atitudes corretas, sensatas, e de repente tudo dá errado.

Veja que aqui Josué tinha a direção de DEUS para continuar tomando posse da terra prometida, o inimigo era menor que suas forças, o povo de Israel estava bem armado e bem dirigido, o que será que faltou?

Foi algo tão inesperado, tão estonteante que o povo ficou abatido

JOSUÉ 7:5 – “... e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.´

Josué agora via um povo habito desanimado ao extremo, e ele nem sabia a causa daquilo

O que será que aconteceu?

II – JOSUÉ ESEQUECEU-SE DE UM DETALHE IMPORTANTE, CONSULTAR A DEUS

Veja que Josué enviou espias para espiar a terra, acolheu as idéias que esses escribas lhe trouxeram e enviou os homens para guerrear, porém esqueceu de orar a DEUS e pedir sua direção para esta atitude.

Amados quantas vezes é assim na nossa vida fazemos planos, organizamos os planos, tomamos as decisões e vamos em frente, e as vezes tudo aquilo que era para dar certo não dá, e ficamos pensando que será que aconteceu.

Amados o reino de DEUS vive leis espirituais, no reino de DEUS é governado pelo sistema de governo teocrático, eu e você temos liberdade para fazer apenas aquilo que o SENHOR autoriza, determina, portanto cada passo, cada plano, cada projeto, tem que passar pelas mãos do SENHOR.

Não adianta você dizer para mim que vive em plena comunhão com DEUS,

JOSUÉ 6:27  -  Assim era o SENHOR com Josué; e corria a sua fama por toda a terra.
Não adianta  você dizer para mim, que havia uma promessa de DEUS para a sua vida

JOSUÉ 1:13 Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, o servo do SENHOR, dizendo: O SENHOR vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra.

Josué tinha muitas e várias promessas de DEUS,

JOSUÉ 1:5 - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

JOSUÉ 1:9 - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

O SENHOR dá estas promessas para que a gente confie, ande com fé e ousadia, mas submeta todo os nossos passos o nosso plano ao SENHOR.

PROVÉRBIOS  16:3 - Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

ISAIAS 29:15 Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do SENHOR, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?

Veja amado que as coisas começaram a mudar para Josué e para o povo, quando?

V7) E disse Josué: Ah! Senhor DEUS! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nos tivéssemos contentado em ficar além do Jordão!

Quando Josué chegou diante do SENHOR  e perguntou o que estava acontecendo, o SENHOR começou mudar sua história dizendo: “ Porque estás prostrado? Etc.

II – JOSUÉ VIU A DERROTA PORQUE A ALIANÇA FOI QUEBRADA

JOSUÉ 7:11 - Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram.

O SENHOR mostra que eles foram derrotados porque eles quebraram a aliança com o SENHOR.

Acã desobedeceu a ordem de DEUS Para que nada da terra de Jericó fosse tirado , apenas ouro , prata e ferro que deveriam ir para os tesouros do SENHOR. Acã foi e viu  algumas coisas que lhe chamaram a tenção e tomou para si. Era uma linda capa babilônica, duzentos siclos de prata e uma cunha de ouro.

Amados Acã não entendia que o pecado sempre tras derrotas, a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, pior ainda é o pecado escondido. A bíblia mostra que se a gente carrega pecado escondido, o SENHOR não é mais conosco.

JOSUÉ 7:12 Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.

Com certeza que estava perto de Acã viu o pecado, mas não o repreendeu, não o aconselhou e permitiu que o pecado permanecesse, e o resultado foi derrota, feridos e mortos.

Quebrar a aliança aqui, é desobedeceram a ordem de DEUS, trouxeram para dentro do arraial coisas condenadas, esconderam tais coisas e ninguém abriu a boca para condenar tal ato, e restaurar esta situação.

Amados muitas vezes a gente vê pessoas que oram, oram e a benção não vem na sua vida e hora de fazer uma análise para saber: se não estamos nos envolvendo com coisas condenadas, se não há nada oculto na minha vida.

III –  JOSUÉ SÓ IRIA VER A VITÓRIA SE ELIMINASSE AQUELAS COISAS DO MEIO DO POVO

JOSUÉ 7:12 - Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.

Veja que DEUS fala ao povo que não mais andaria com ELES enquanto eles não eliminassem o roubo do meio deles.
Amados o SENHOR dá a lição que enquanto a gente não restaurar a alienação de obediência, de santidade, de reverencia, de obediência, de confissão diante de DEUS , o SENHOR não nos abençoa.

Muitos hoje , dizem que vivemos no tempo da graça, que já não é mais como no Antigo testamento, porém amados estar no TEMPO DA GRAÇA, não significa que o SENHOR pemitira que a gente brinque com seu nome, não significa que ele PERMITE  que a gente o trate de qualquer maneira, que a gente haja de qualquer maneira, achando que a benção sempre vem.

EF 5:5 -  Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

I TESSALONICENSES 4:7 - Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.

II CORINTIOS 7:1 ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.

IV –  E POR ULTIMO A GENTE PRECISA CONHECER OS PASSOS QUE NOS LEVAM AO PECADO

JOSUÉ 7:20-21 - Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.
Geralmente este é o caminho que o pecado faz nas pessoas, observe a confissão de Acã ele fala de quatro situações, que o levaram a pecar:

“ Quando vi “ – ver – as pessoas vêem coisas que as atrai, por isso devemos tomar cuidado para onde estamos direcionando o nosso olhar.

“ Cobicei “  - desejo desordenado de Ter coisas, posição, fama, que provoca nas pessoas uma atitude para que o cobiçoso adquira o que quer. As escrituras condenam o desejo de se querer aquilo que é do outro.

“tomei” – Poe em prática a cobiça

“ escondi” – Percebeu que era errado e esconde, tentam convencer a si mesmas que ninguém vai saber, a família não vai saber, meus irmãos não vão saber, meu pastor não vai saber e DEUS não vai saber.

Amados quantas vezes isso não acontece na nossa vida:

Alguém chega para você e faz uma oferta desonesta, é uma boa proposta, e ai será que nossos olhos crescem, a gente fica babando por causas deste negócio?
O Diabo vai falar, os amigos vão falar, as vezes até o esposo ou a esposa vão falar, qual é a nossa posição?

No trabalho  a gente tem oportunidade de pegar algo, o chefe não vai ver, ninguém vai saber, todo mundo faz

CONCLUSÃO

Amados quando a gente escolhe obedecer a PALAVRA DE DEUS, talvez de imediato, a gente não tenha tudo o que nossos olhos veêm, talvez leve algum tempo para a gente conquistar as coisas que queremos, mas nós teremos a benção de DEUS sobre a nossa vida e sobre a nossa casa.

As nossas decisões afetam a nós e a nossa casa, se somos comprometidos com DEUS trazemos para dentro da nossa casa a benção de DEUS. Se a gente está no pecado a gente atrai para dentro de casa; as brigas, as discórdias










Nenhum comentário: