terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O SENHOR NOS ENSINA A AGIR

Eliseu saiu de uma profissão de agricultor, para se tornar um dos maiores vasos de DEUS no antigo testamento, aprenda meditando nesta passagem, como podemos abrir caminho, restaurar sonhos, alcançar metas e objetivos em nossas vidas.

I REIS 19:15-21

1RS 19:15 -  E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.
1RS 19:16 -  Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
1RS 19:17 -  E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.
1RS 19:18 -  Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.
1RS 19:19 -  Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.
1RS 19:20 -  Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?
1RS 19:21 -  Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

O Texto nos leva até a chamada de Eliseu para ser profeta, mensageiro de DEUS, para que mudasse a sua vida. Eliseu era agricultor estava no campo lavrando a terra com os seus bois, quando aparece a figura de Elias e o chama para essa mudança. Eliseu se torna um profeta que experimentou uma comunhão intima com DEUS, que realizou grades feitos.

  • Eliseu dividiu as águas do Jordão; ( II REIS 2:14)
  • Aumentou o azeite da viúva ( II REIS 4.4)
  • Ressucitou o filho da sunamita ( II REIS 4:34)
  • Purificou o cozido envenenado ( II REIS 4:38)

Eliseu era um simples agricultor, para que tudo isso acontecesse, ele teve que passar por uma série de ensinamentos.

Talvez você esteja aqui hoje, necessitando abrir caminho, de provisão, de ressuscitar algum sonho, algum negócio, algum plano, aprenda com Eliseu a forma de tudo isso se tornar realidade em sua vida.

II – ENTENDA QUE DEUS ESTÁ ATRÁS DE GENTE QUE SE SENTE DESPREPARADA

1RS 6:1 -  E SUCEDEU que no ano de quatrocentos e oitenta, depois de saírem os filhos de Israel do Egito, no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de Zive (este é o mês segundo), começou a edificar a casa do SENHOR.

Ora para substituir o profeta Elias o natural, o pensamento lógico é que ELE fosse na Escola de Profetas, aonde estavam sendo preparadas pessoas com visão, com chamado para servir ao SENHOR, porém o SENHOR faz questão de escolher do jeito dele, não adianta ter padrinhos, não adianta a vontade da família, não adianta nada disso.

Quantas vezes a gente menospreza a nós mesmos, nos achando não merecedores, não preparados, nos sentindo inferiorizados.
Alias esse texto nos mostra uma outra coisa interessante é que ELE prefere os incapacitados, para poder capacita-los.

O SENHOR não abre mão de escolher a quem ELE quer usar

MC 3:13 -  E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele.

Eliseu percebeu isso e correu atrás de Elias, sem impor nenhuma condição.



III –  O SENHOR NOS PREPARA NA PRÁTICA, NO DIA A DIA DA VIDA

2RS 1:14 -  Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinqüenta, com os seus cinqüenta; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida.

Elias nunca se assentou num banco da Escola de Profetas, porém aprendeu tudo na prática, enfrentando junto com Elias várias situações, isso fica claro quando a gente observa em I REIS 19:21 “...então se levantou, seguiu Elias e o servia”

Na Bíblia a gente vê que ele estava junto de Elias, quando o fogo do cèu caiu sobre 102 soldados de Acabe que vinham para prende-lo.
Eliseu foi ensinado que a vida do servo de DEUS teria muitos confrontos com o sistema do mundo, e quem quisesse viver obedecendo à voz de DEUS, viveria perseguido pelo sistema mundano.

Foi necessário que ele presenciasse tudo isso para poder tomar as decisões mais correta, quando assumisse suas funções de profetas.

O que se vê hoje, é muitos dos momentos de crises, trazendo uma série de dificuldades  porque nos recusamos a experimentar a prática da dependência de DEUS.



IV – O SENHOR ESPERA DE NÓS O ROMPIMENTO DEFINITIVO

I1RS 19:21 -  Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

Veja que para evitar qualquer arrependimento, qualquer repente emocional que o fizesse se afastar de seu chamado, Eliseu tomou uma corajosa decisão, sacrificou seus bois e tocou fogo nos aparelhos que ele usava.

Isso representa um rompimento definitivo com sua vida até ali, mesmo que ele quisesse voltar a antiga profissão já não teria mais as ferramentas.
Imagine na caminhada cristã ele passando por um vilarejo, e alguém fazendo uma proposta de trabalho irrecusável. Ele poderia te ser tentado a desistir de sua carreira, e voltar para sua antiga profissão, porém já não teria mais as ferramentas.

O SENHOR vai realizar proezas e milagres, através de gente disposta a renunciar.
Renunciar a laços de tradição, amizades, a dependência humana, a dependência de si mesmo, DEUS vai realizar isso na nossa vida, quando quebrar as velhas e antigas ferramentas .

CONCLUSÃO

O resultado desta dedicação é que quando Elias foi levado num redemoinho, toda a unção, todo o poder que estava sobre Elias, foi transferido para Eliseu, e Eliseu começou a fazer sinais e prodígios abrindo o mar

2RS 2:11 -  E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
2RS 2:12 -  O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.
2RS 2:13 -  Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão.
2RS 2:14 -  E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.
2RS 2:15 -  Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra.

A partir das atitudes de Eliseu, ele começou a experimentar a unção de DEUS que agora era sua,  as pessoas a sua volta começaram a se render a esta unção
(II REIS 2:15)




Nenhum comentário: