terça-feira, 14 de janeiro de 2014

SONHE, MEU IRMÃO,PORQUE DEUS TRANSFORMA SONHOS EM REALIDADE!!


I-                   INTRODUÇÃO


1RS 3:6-15 -  E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
1RS 3:7 -  Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar.
1RS 3:8 -  E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
1RS 3:9 -  A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
1RS 3:10 -  E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
1RS 3:11 -  E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
1RS 3:12 -  Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
1RS 3:13 -  E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
1RS 3:14 -  E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
1RS 3:15 -  E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.

Salomão filho do rei Davi estava iniciando seu reinado em Israel, o reinado que exigiria muito dele, pois o povo judeu era um povo contumaz e teimoso, e por isso por diversas vezes havia sido castigado pelo SENHOR por causa de sua desobediência.

Em determinado momento deste inicio de reinado, ele escuta de DEUS que poderia pedir o que quisesse que lhe seria dado.
A partir daí Salomão começa a viver grandes emoções, com coisas acontecendo ao seu redor

I REIS 3:11-13 -  E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
1RS 3:12 -  Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
1RS 3:13 -  E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.

Só que se agente prestar atenção, a gente vai ver que neste momento: dinheiro, lar abençoado, coisas maravilhosas acontecendo ao redor não passavam de um sonho.

1RS 3:15 -  E acordou Salomão, e eis que era sonho...

Você pode imaginar isso: nós recebendo de DEUS tudo aquilo que gostaríamos e muito mais, dinheiro no banco, dividas pagas, carro pago, tanque cheio, saúde, de repente você acorda e percebe que tudo aquilo era um sonho.

Qual seria a nossa reação?

Decepção! ( Sim ou não)

Qual foi a reação de Salomão?

A atitude de Salomão não foi de decepção, mas sim de paz e adoração ao SENHOR.

RS 3:15 -  E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.

Sabe porque :

II - Salomão sabia que DEUS TRANSFORMA  sonhos EM REALIDADE

1RS 3:28 -  E todo o Israel ouviu o juízo que havia dado o rei, e temeu ao rei; porque viram que havia nele a sabedoria de Deus, para fazer justiça.

Aqui o texto fala que logo após acordar Salomão enfrenta uma tremenda situação, quando duas mulheres disputam uma criança cada uma dizendo que este filho era dela.
Salomão ouve as duas e aí então age, mandando cortar a criança ao meio dando uma parte para cada uma. A reação de cada uma mostrou quem era a mãe da criança e Salomão lhe entregou o filho são e salvo.

Se você prestar a atenção Salomão sonhou com sabedoria e o SENHOR concretizou isso na vida dele imediatamente.

O cumprimento deste sonho foi algo tão convicente que veio gente de longe para testar e ouvir a sabedoria de Salomão.

1RS 4:34 -  E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.

A Bíblia está cheia de textos que mostram que DEUS transforma sonhos em realidade:

a)   José ainda garoto sonhava em governar seus irmãos


GN 37:5-10 -  Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.
GN 37:6 -  E disse-lhes: Ouvi, peço-vos, este sonho, que tenho sonhado:
GN 37:7 -  Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.
GN 37:8 -  Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras.
GN 37:9 -  E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim.
GN 37:10 -  E contando-o a seu pai e a seus irmãos,

Cumprimento :

GN 41:39 -  Depois disse Faraó a José: Pois que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
GN 41:40 -  Tu estarás sobre a minha casa, e por tua boca se governará todo o meu povo, somente no trono eu serei maior que tu.

b)   JACÓ SONHOU QUE DEUS LHE DARIA PROSPERIDADE


Havia sido feito um trato com Labão todos os cordeiros malhados , salpicados e morenos que nascessem seria o salário de Jacó. Jacó teve um sonho.

GN 31:10 -  E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados.

O que foi que aconteceu?

GN 31:8 -  Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário; então todos os rebanhos davam salpicados. E quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todos os rebanhos davam listrados.

Muitos homens sonharam :

  • Calebe sonhou durante 45 anos com sua parte da terra o Hebrom ( JUIZES 14)
  • Abrão sonhou com um filho e DEUS lhe concedeu quando já era velho e Sara estéril.



DEUS está nos mostrando nesta noite, falando conosco nesta noite, que a Igreja, que eu e você não devemos parar de SONHAR,

Porém não qualquer sonhos:

Os sonhos são uma seqüência de genomenos da mente ( imagens, atos, idéias, etc.) que involuntariamente acontecem  durante o sono.

EC 5:3 -  Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras.

Porém sonho é também aquilo com que se sonha no dia-dia, aspirações, desejos do homem.

Nós somos chamados por DEUS para sonhar profeticamente, os nossos desejos, as nossas aspirações. Sonhar com as bênçãos de DEUS, sonhar com o emprego, com a cura, com a casa própria, com a felicidade etc. porque DEUS transforma SONHOS EM REALIDADE.

DEUS ESTÁ REVELANDO QUE NÃO DEVEMOS FICAR DECEPCIONADOS, TRISTES, MAS CORRER ATRÁS DE NOSSOS SONHOS

Muitos ficam decepcionados , tristes quando acordam e tem que viver mais um dia em que os seus sonhos não se concretizaram porém veja o exemplo de Salomão, ele acordou viu que tinha sido apenas um sonho, porém sua atitude foi a de  levantar-se e ir e adorar ao SENHOR

1RS 3:15 -  E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do SENHOR, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.

Somos chamados para fazer o mesmo, após sonhar, ao acordar, que a gente possa louvar ao SENHOR, porque na hora certa, ELE transformará os nossos sonhos em realidade.

Salomão foi o homem mais rico do mundo em sua época só para se ter uma idéia seu trno era de ouro e marfim ( I REIS 10:18)

DEUS ESTÁ NOS REVELANDO QUE QUANDO A NOSSO PRIORIDADE É FAZER ALGO PARA ELE, ELE FAZ ALGO MUITO MAIOR POR NÓS

1RS 3:1 -  E SALOMÃO se aparentou com Faraó, rei do Egito; e tomou a filha de Faraó, e a trouxe à cidade de Davi, até que acabasse de edificar a sua casa, e a casa do SENHOR, e a muralha de Jerusalém em redor.

Salomão na sua primeira medida no reinado foi fazer algo çpara DEUS, Salomão começou a edificar a casa do SENHOR.

LC 18:28-30 -  E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.
LC 18:29 -  E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus,
LC 18:30 -  Que não haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.

Então sonhe, louve, busque a DEUS e ELE vai transformar teus sonhos em realidade.

 






Nenhum comentário: