quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

QUER COMEÇAR 2014 BEM? ENTÃO LUTE CONTRA A ANSIEDADE QUE TENTA SE ALOJAR EM SUA VIDA


Um dos males do mun do moderno é a ansiedade. Estamos sendo induzidos a viver constantemente a competição em todas as áreas de nossa vida, temos pressa em atingir os nossos alvos e aí vem o questionamento: Será que iremos conseguir? Com o questionamento vem se instalando a preocupação, que passa para uma incerteza, depois para uma angustia, sobre o resultado do que estamos envolvido, pronto entrou em nossa vida a ansiedade que é extremamente danosa.

Neste texto vamos meditar como não cair na armadilha da ansiedade e buscarmos equilibradamente os resultados, os alvos, os objetivos. Medite conosco e você vai se sentir bem melhor diante dos desafios de 2014.

FILIPENSES 4:4-9 - Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
FP 4:5 -  Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o SENHOR.
FP 4:6 -  Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
FP 4:7 -  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
FP 4:8 -  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
FP 4:9 -  O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

Um dos problemas que mais prejudicam a vida de cada um de nós é a ansiedade.

Veja o que diz as Escrituras sobre isso:

PROVÉRBIOS 12:25 -  A ansiedade no coração deixa o homem abatido, mas uma boa palavra o alegra.

Mas o que é a ansiedade?
Muitos respondem que a ansiedade é a preocupação, porém esta definição não é a mais correta, isto porque a preocupação moderada pode ser considerada normal. Quando a preocupação cresce, aí é que ela se transforma em ansiedade, que é uma angustia, uma incerteza aflitiva dentro de nós, quase sempre acompanhada de medo, geralmente com algumas manifestações fisicas que variam de pessoa para pessoa.

Há pessoas que por causa da ansiedade comem exageradamente; outros já não conseguem comer, há aqueles que sofrem de insonia, ou de problemas estomacais, dores de cabeça, dor no peito, dificuldades de respirar etc.

Não só no mundo a ansiedade tem se instalado, também dentro da Igreja ela tem atingido muitas pessoas, que sofrem desesperadamente com a ansiedade.

A Palavra de DEUS nos mostra que não devemos andar assim.

MATEUS 6:25 Por isso vos digo: Não andeis ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Isto significa que temos que lutar contra a ansiedade, e hoje vamos aprender a vencer a questão da ansiedade.


LUTANDO CONTRA A ANSIEDADE

A Ansiedade pode Ter diferentes causas:

a)       Medo = de sofrer um acidente, ser acometido de uma doença etc.
b)       Separação = produzida pela morte, divórcio, mudanças
c)       Insegurança quanto ao futuro =  economico, social etc.

Todo ser humano está sujeito a enfrentar a ansiedade em algum momento de sua vida, também é verdade que algumas pessoas são mais facilmente dominadas pela ansiedade que outras, como lutar contra isso?

FILIPENSES 4:4-9 nos responde isso!

1)       ALEGRE-SE
FILIPENSES 4:4 – Alegrai-vos sempre no SENHOR, outra vez digo ALEGRAI-VOS.

Veja que há um duplo mandamento de algregar-se, alegria esta proveninente do reconhecimento que DEUS é um DEUS TODO PODEROSO e portanto temos certeza de nosso bem estar estando nele. Não é a alegria apenas das circunstâncias, mas a alegria que provém da SALVAÇÃO, que supera todas as dificuldades.

SALMOS 51:12 - Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.

Veja que este Salmo foi escrito por Davi, depois de Ter estado com Bate-Seba, depois de Ter sido reprendido pelo Profeta Natã, depois de Ter perdido um filho.

A Alegria do SENHOR é remédio poderso contra a ansiedade provém da fé na PALAVRA DE DEUS que nos garante, algumas coisas:

ELE IRIA VOLTAR PARA NOS BUSCAR

JOÃO 14:1-3 NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
JO 14:2 -  Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
JO 14:3 -  E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

QUE NÓS NÃO FICARIAMOS SOZINHOS

JOÃO 14:18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

DEIXA A PAZ

JOÃO 14:27 - Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.  

2)       SEJA TOLERANTE

FILIPENSES 4:5  “Seja vossa moderação conhecida de todos os homens”

Este texto nos adverte para não sermos pessoas extremadas, pessoas que ficam o tempo todo condenando as outras, reclamando, exigindo seus direitos, mas para sermos pessoas que tenham atitudes de dar e receber e não apenas querer só para nós.

3)       PENSE EM COISAS BOAS.

FILIPENSES 4:8 - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

DEUS nos guarda, nos dá paz, mas nós temos obrigações e uma delas e cultivar, bons pensamentos.
Quem guarda os seus pensamentos, a sua mente, a coloca para meditar em coisas justas, está dando um grande passo de vitória sobre a ansiedade.

4)       AJA CORRETAMENTE

FILIPENSES 4:9 - O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

5) MANTENHA UM ATITUDE DE CONFIANÇA EM DEUS

Lembre-se que o poder de DEUS é sempre maior que as nossas circunstâncias, inquietações.
Um exemplo disso era o Rei Davi, que figiu da perseguição de seu próprio filho Absalão, mas em nenhum momento deixou de confiar em DEUS, isto pode ser notado na expressão do Salmos.

SALMOS 3:3-5 - Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.
SL 3:4 -  Com a minha voz clamei ao SENHOR, e ouviu-me desde o seu santo monte. (Selá.)
SL 3:5 -  Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.

5)       DESENVOLVA UMA VIDA DE ORAÇÃO

FILIPENSES  4:6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

Paulo fala de oração com ações de graça, o que mostra que a nossa oração deve ser confiante e não deseperada,  quem ora com confiança alcança paz na vida

FP 4:7 -  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 





Nenhum comentário: