quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

COMO ACHAR GRAÇA DIANTE DO REI


Todos nós precisamos da graça do rei Jesus, graça o favor imerecido de DEUS para com os homens, muitos acham que por ser um favor imerecido, não devemos fazer nada para receber, porém apesar de ser graça e não algo meritório de nossa parte, precisamos tomar algumas posições espirituais de fé para ser alvo da graça do SENHOR.
Esta é a proposta desta reflexão, nos mostrar como achar graça aos olhos do SENHOR.

NEEMIAS 2:1-8
(Neemias 2:1) - SUCEDEU, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.
(Neemias 2:2) - E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.
(Neemias 2:3) - E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?
(Neemias 2:4) - E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,
(Neemias 2:5) - E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
(Neemias 2:6) - Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo.
(Neemias 2:7) - Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá.
(Neemias 2:8) - Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.

Neemias era um alto funcionário do rei artaxerxes

Foi um rei da Pérsia era Filho de Xerxes I, e foi sucedido por seu filho Xerxes II.
Conforme dados históricos, Artaxerxes I reinou 39 anos. Plutarco, morto em 339 AC, disse a seu respeito que foi “entre todos os reis da Pérsia o mais notável pela gentileza e nobreza de espírito”.
Era cognominado “mão longa”, pois tinha a mão direita mais comprida que a esquerda.
Enfrentou duas grandes revoltas durante seu reinado, a saber, no 4º e 16º anos de governo contra o Egito e Síria respectivamente. No que se refere à sua relação com os judeus, conforme veremos foi bastante generoso.
Neemias era seu copeiro quando recebeu a informação que estava tudo destruído em Jeruslém, o que o deixou bastante constrangido e abatido.
Neemias sentiu no coração, de reconstruir Jerusalém, porém ele tinha que ter a benevolência do rei, que apesar de ser um rei generso, ele já havia a um tempo atrás liberado judeus para esta reconstrução.

No 7º ano de Artaxerxes (Ed 7:8), Esdras retornou a Jerusalém com um grupo de 1754 pessoas, somados todos os listados em Ed 8:1-20.
Não era fácil pela segunda vez consecutiva liberar os judeus, mas Neemias queria reedificar a cidade, e o que acontece com Neemias, é um ensinamento poara mim e para você de como alcançar o favor do REI.

II-           A GENTE ALCANÇA O FAVOR DO REI QUANDO A GENTE ACEITA A POSIÇÃO EM QUE ESTAMOS, SEJA ELA QUAL FOR

(Neemias 2:1) - SUCEDEU, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.

Veja que Neemias servia um rei persa, gentio, era copeiro do rei, aquele que experimentava as bebidas servidas ao rei, para saber se estava envenada ou não, mas como diz a PALAVRA ele nunca se apresentou diante do rei com semblante triste, ou seja, trabalhava aonde DEUS o colocou, sobre circunstâncias que DEUS permitiu, porém servia com qualidade, dedicação, zelo, e paz interior.

Amado nos somos chamados para estar contentes em todo tempo, independente do que temos, de posição, de circunstãncia, são servos assim que alegram o coração de DEUS.

Paulo fez grande diferença porque sabia viver assim

(Filipenses 4:11) - Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
(Filipenses 4:12) - Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.

As vezes não estamos ainda na posição que queremos por vários motivos. Não estamos porque DEUS está nos preparando. Não estamos porque temos lutas para vencer, não estamosporque  não é a hora ainda. E é comum desanimar, porém o SENHOR nosso DEUS nos fala nesta noite, mantenha a serenidade e a alegria.

(Efésios 1:11) - Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;

Somos predistinados a receber toda herança de DEUS

(Efésios 3:11) - Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor,

Há um propósito eterno de se cumprir o que está previsto para nós
E isto faz uma tremenda diferença, saber qual o propósito que estamos naquele lugar.

Neemias por exemplo estava de copeiro, para ser instrumento para a reconstrução de Jerusalém.

III – A GENTE ALCANÇA O FAVOR DO REI, QUANDO A GENTE SE PREOCUPA COM A MENSAGEM QUE A MINHA VIDA TÁ PASSANDO

(Neemias 2:2) - E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.

Veja que Neemias estava triste com o resultado do que estava acontecendo com sua cidade, quando o rei percebeu que Neeemias estava triste, Neemias ficou extremamente preocupado, diz a PALAVRA que ele: então temou sobremaneira.

Sabe porque Neemias ficou preocupado que o rei interpretasse que ele estava insatisfeito com o trabalho que exercia, com o tratamento que recebia. Neemias estava preocupado com o exemplo que dava as pessoas ao seu redor, pois estas tem significado para as pessoas.

(I Corintios 14:10) - Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.

Hoje é comum a gente reclamar de tudo: o sujeito quer um emprego, daqui a 3 meses tá reclamando do chefe, do salário, etc. O Irmão quer um ministério DEUS começa a prepara-lo nos locais mais simples da igreja, dá 6 meses já não aquenta mais, quer outra coisa.  A pesoa tá com a vida completamente conturbado acha a igreja, DEUS começa a tratar, as coisas melhoram e daqui a pouco, começa a discordar de tudo que acontece dentro da Igreja.

Que exemplo para as pessoas que ainda estão fora da fé, como atrair pessoas para um local que nós damos tão mal testemunho.

Veja que a preocução de Neemias era de não passar esta imagem e quem assim age, obtém misericórdia

(I Timóteo 1:16) - Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.

III-         A GENTEALCANÇA O FAVOR DO REI, QUANDO NÃO SAI PEDINDO AS COISAS A OLHO.

(Neemias 2:4) - E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,

O rei perguntou o que Neemias queria que ele lhe desse, a coisa que mais Neemias queria era reconstruir a cidade, porém mesmo assim antes de pedir qualquer coisa a PALAVRA mostra que ele orou a DEUS.

(Neemias 2:4) - E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,

Na frente do rei, com desejo profundo de reconstruir a cidade e arrumou um momento de oração, par pedir com sabedoria.
A Palavra mostra que muitas das nossas frustrações é porque pedimos mal.

(Tiago 4:3) -  Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

Deus não nos dará algo que em nossa intenção interior seja mundano, para obter honra, glória e riquezas terrenas. 

Tudo que pedimos a Deus deve ter um propósito. Quando você ora a Deus suplicando que Ele responda alguma necessidade sua, Deus pergunta: “com qual propósito me pediste isso? Que fim terá a resposta de tal pedido?” Se o propósito for para glorificar o nome Dele, para exaltar Seu filho Jesus nessa situação, dar bom testemunho para edificar as pessoas a nossa volta, propagar o reino de Deus… aí sim Ele responderá. 

Veja que Neemias até para pedir, orou a DEUS

Conclusão:

O resultado disso foi que pela segunda vez o Rei Artaxerxes liberou seu principal empregado para seguir a sua terra, além disso lhe deu a matéria prima que necessitava.

Neemias achou graça diante do rei e de DEUS, reconstruiu o muro, edificou a cidade e restitui o culto ao SENHOR.

Ou seja um trabalho grandioso,tanto material quanto espiritual, chegou ao fim porque alguém se portou da maneira de achar graça diante Do REI,
Isto serve a mim e a você, como temos nos portado na vida?

Temos se preocupado em aceitar o lugar em que o SENHOR nos leva como Neemias (Copeiro do rei)

Temos nos preocupado com a mensagem que minha vida e atitudes tem deixado nos outros (aquilo que só DEUS vê)

Temos pedido as coisas para DEUS de maneira adequada.

Se não, hoje é dia de mudança, mude hoje, para ser abençoado.






Nenhum comentário: