terça-feira, 24 de dezembro de 2013

ALCANCE A PROMESSA DE DEUS


Hoje é natal, cumprimento da maior promessa declarada ao homem pelo nosso SENHOR, quando o homem caiu e pecou no Éden. logo após mostrar a Adão e Eva seu erro, decretou a vinda do salvador para destruir as obras do diabo:

(Gênesis 3:14) - Então o SENHOR Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
(Gênesis 3:15) - E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
O natal não são os presentes, a comida, a festa, mas sim a comemoração do envio do messias, Jesus Cristo, que com sua morte na cruz, nos religou de novo ao SENHOR, é esta nossa comemoração, e o fato dele ter nos redimido, nos tornou aptos a receber as promessas do SENHOR sobre seu povo.

Por isso quero deixar esta meditação com você, as portas  de entrarmos em 2014, saiba como alcançar as promessas de DEUS, neste novo ano, levante a cabeça, pratique o que você vai aprender aqui e seja cada vez mais que vencedor, na caminhada da vida.

Um feliz natal e próspero ano, debaixo das mãos do SENHOR! 

II REIS 2:1-11

2RS 2:1 -  SUCEDEU que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu.
2RS 2:2 -  E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel.
2RS 2:3 -  Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.
2RS 2:4 -  E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó.
2RS 2:5 -  Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu SENHOR por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos.
2RS 2:6 -  E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos.
2RS 2:7 -  E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão.
2RS 2:8 -  Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco.
2RS 2:9 -  Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim.
2RS 2:10 -  E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.
2RS 2:11 -  E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
2RS 2:12 -  O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes.
2RS 2:13 -  Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão.
2RS 2:14 -  E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou.

Aqui a gente vê a passagem que fala do final do ministério do profeta Elias, quando ele estava próximo de ser levado pelo SENHOR. A gente vê neste momento que Eliseu o acompanha em uma viagem , em determinado momento o profeta diz a ele ( Eliseu) que ficasse por ali( 2:2) porém ele foi, esta mesma solicitação de Elias foi repetida por mais duas vezes ( 2:4 e 2:6), porém da mesma forma Eliseu continuou a acompanha-lo, o que a gente observa aqui é que ao final desta viagem o profeta Elias diz a Eliseu:

II REIS 2:9 -  " Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim
E a resposta do profeta para Eliseu foi a seguinte:

II REIS 2:10 -  E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará.

O que Elias respondeu para Eliseu?
Elias quis dizer a Eliseu o seguinte: "Se estiveres comigo na hora certa, receberás ".

II - A LIÇÃO INICIAL DESTE TEXTO É QUE AS PROMESSAS DE DEUS PARA SE CUMPRIREM NECESITAM QUE EU E VOCÊ ANDEMOS NOS CAMINHOS DE DEUS

O SENHOR nos mostra que para que Eliseu  chegasse a benção havia um caminho a ser percorrido, e este caminho não havia sido traçado pelo profeta, nem por Eliseu, mas sim por DEUS. Há  pessoas deixando de receber as bênçãos porque  não sabem  qual é o caminho a seguir , não sabem que DEUS tem para nós um caminho a percorrermos, o máximo que elas conseguem enxergar é o seu próprio caminho, aquilo que cada um já traçou de planos para sua própria vida.

Não são raras as vezes que nós desconhecemos o caminho de DEUS em nossa vida, naquela situação, ou se conhecemos não aceitamos tentamos desviar, tentamos nos esconder. Jesus venceu a morte porque aceitou e cumpriu o caminho que era proposto para ele.

JO 18:10 -  Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.
JO 18:11 -  Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?

Eliseu foi até o fim com Elias, por um caminho difícil, com muitas criticas, com muitas palavras de acomodação, mas ele foi .

E o caminho que DEUS te colocou, você está disposto a ir, a enfrentar, mesmo que não seja um caminho fácil, o caminho de Jesus não foi um caminho fácil, o caminho que nos levam a ELE e as suas promessas não são fáceis, porém todos os que entram por esse caminho verão a promessa de DEUS se cumprindo em sua vida.

PROVÉRBIOS 4:10-12 - Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.
PV 4:11 -  No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar.
PV 4:12 -  Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás.

III - QUAL É ESTE CAMINHO?

Lembre-se o que Elias disse para Eliseu, quando este lhe pediu  " porção dobrada de seu espirito (de Elias)" , você lembra?
Ele disse se tu estiveres no lugar certo na hora certa, e me virdes subir, então receberás. Veja também que na PALAVRA  que lemos mostra que Eliseu teve que passar por alguns lugares, para poder receber o que ELE queria de DEUS, e estes lugares foram: GILGAL (v.1); BETEL ( v.2); JERICÓ (v.4), estes lugares simbolizam espiritualmente muita coisa para nós, e se queremos a benção temos que passar por estes lugares. Vejamos então o que significa cada um :

A)    PASSAR POR GILGAL SIGNIFICA: (v.1)

Gilgal no hebraico significa rolante, pedras que rolam . O Significado espiritual é que todos nós temos que passar pelo local em que pedras são removidas.
Este é o lugar onde DEUS fala com seu povo sobre mudanças, onde afastamos as pedras que nos impedem de prosseguir.

Para que cada um de nós possa ver a promessa cumpridas temos que retirar as pedras, os empecilhos, que precisamos remover, porque tem nos impedido de ver a vida abundante prometida pelo SENHOR com clareza.

Alguns exemplos de pedras:

·         Alguns querem o milagre financeiro na sua vida mais são maus administradores, esta é uma pedra.
·         Outros querem o milagre no lar, mas não colocam Jesus no meio do lar, como aquele único a reinar ali, eis aqui outra pedra.
·         Alguns dizem que querem maior intimidade com DEUS, mas não separam tempo para ELE, eis aqui uma pedra.
·         Alguns querem o milagre na sua vida, porém não possuem fé, eis aqui uma pedra.

O SENHOR através de Elias, levou Eliseu para Gilgal, para que ele aprendesse que as pedras tem que ser removidas de nossas vidas. Se há algo que precisa de mudanças o SENHOR te leva ao Gilgal. Depois da saída do povo do Egito, a caminho da terra prometida o SENHOR levou o povo até Gilgal, para que lá fosse renovado o pacto desta aliança com DEUS, a circuncisão, que tinha como objetivo rolar para longe tudo o que eles haviam aprendido no Egito.

JOSUÉ 5:8-9 -  E aconteceu que, acabando de circuncidar a toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam.
JS 5:9 -  Disse mais o SENHOR a Josué: Hoje retirei de sobre vós o opróbrio do Egito; por isso o nome daquele lugar se chamou Gilgal, até ao dia de hoje.

Você tem alguma pedra em sua vida? Há algo te impedindo de crescer, de andar, de mover-se, remova hoje.

b) PASSAR POR BETEL SIGNIFICA

A Segunda cidade que Eliseu foi levado pelo SENHOR antes da benção foi: (v.2) Betel, que em Hebraico significa " Casa de Deus" é o lugar aonde encontramos ao SENHOR, é o lugar onde falamos com ELE, é o lugar das lágrimas , do quebrantamento, o lugar de entrega, é lugar da reflexão, da meditação, é o lugar aonde avaliamos a nossa vida em relação aquilo que o SENHOR espera de nós.

Será que nós temos avaliado a nossa vida?

Foi em Betel que Jacó parou quando fugia de seu irmão e lá DEUS se manifestou a ELE. ( GENESIS 28:10-18)

E nós será que temos ido a BETEL para Ter um encontro com DEUS, para nos quebrantarmos, para chorarmos, para conhecermos a DEUS ou só  para buscar as promessas, uma igreja que tem necessidade de DEUS e não do que ELE tem. Quanto tempo a gente não se quebranta na presença de DEUS? Quanto tempo a gente não chora na presença do SENHOR? Há quanto tempo a gente não descansa no SENHOR? Quanto tempo a gente não se entrega ao SENHOR?

Somos chamados a ir a Betel, como Jacó, que foi , e não foi uma única vez, na primeira teve um encontro com DEUS e recebeu os planos de DEUS para sua vida (GENESIS 29) Depois ele foi chamado a Betel de novo por DEUS ( Gen. 35) e DEUS o abençoou.

c)PASSAR POR JERICÓ SIGNIFICA

Veja que o SENHOR leva agora Eliseu até Jericó (v.4) , Jericó, que ficou conhecida como símbolo das barreiras, depois que Moisés morreu, Josué leva o povo de DEUS para a terra prometida e depois de passar o Jordão encontram as muralhas de Jericó, isto significa que para que a promessa se cumpra em sua vida, nós temos que entender que vamos encontrar oposição no caminho, aprendemos aqui em Jericó a transpor as barreiras, saltar os impedimentos, pela fé.

d) PASSAR PELO JORDÃO SIGNIFICA

Veja que a última parada pela benção é o Jordão, que em hebraico é " o que desce"  o lugar da humildade, o Jordão é um rio de pequeno curso ( mais ou menos 260 km) , não era navegável comercialmente, suas águas não tinham capacidade fertilizadora como o Nilo, nunca se utilizarão as águas do Jordão  para irrigação, o Jordão é um rio Simples, nós somos chamados a isso também.

Mas o Jordão pé conhecido por causa dos eventos que aconteceram nele: Elias dividiu as águas milagrosamente ( II REIS 2:8), Eliseu as dividiu também ( II REIS 2:8), Naamã foi curado de lepra ( II REIS 5:14)

Passar pelo Jordão significa chegar no lugar de receber, de ver as maravilhas de DEUS.

CONCLUSÃO

Veja amados depois que Eliseu acompanhou Elias por todas estas cidades, tornou-se alguém apto a receber todas as promessas de DEUS para sua vida. Veja que só depois de chegar a ultima etapa é que o profeta  lhe diz: " pede o que queres que te faça". Prossiga no caminho da tua benção, pois ela não tardará.


Nenhum comentário: