domingo, 10 de novembro de 2013

RELEMBRAR É PRECISO!


É comum ouvirmos um ditado de que as pessoas tem memória curta, as vezes ficamos até questionando se isso é realmente verdade, o que eu não sei te dizer com dados concretos, o que eu sei é que a PALAVRA  de DEUS nos orienta, em vários momentos a não esquecer, a se lembrar daquilo que o SENHOR fez em nosso benefício, por isso quero meditar com você sobre a importância de se lembrar das coisas que o SENHOR já fez por cada um de nós.

I - INTRODUÇÃO

JOSUÉ 24:1-13 -  DEPOIS reuniu Josué todas as tribos de Israel em Siquém; e chamou os anciãos de Israel, e os seus cabeças, e os seus juizes, e os seus oficiais; e eles se apresentaram diante de Deus.
JS 24:2 -  Então Josué disse a todo o povo: Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e pai de Naor; e serviram a outros deuses.
JS 24:3 -  Eu, porém, tomei a vosso pai Abraão dalém do rio e o fiz andar por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua descendência e dei-lhe a Isaque.
JS 24:4 -  E a Isaque dei Jacó e Esaú; e a Esaú dei a montanha de Seir, para a possuir; porém, Jacó e seus filhos desceram para o Egito.
JS 24:5 -  Então enviei Moisés e Arão e feri ao Egito, como o fiz no meio deles; e depois vos tirei de lá.
JS 24:6 -  E, tirando eu a vossos pais do Egito, viestes ao mar; e os egípcios perseguiram a vossos pais com carros e com cavaleiros, até ao Mar Vermelho.
JS 24:7 -  E clamaram ao SENHOR, que pôs uma escuridão entre vós e os egípcios, e trouxe o mar sobre eles, e os cobriu, e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito; depois habitastes no deserto muitos dias.
JS 24:8 -  Então eu vos trouxe à terra dos amorreus, que habitavam além do Jordão, os quais pelejaram contra vós; porém os entreguei nas vossas mãos, e possuístes a sua terra, e os destruí de diante de vós.
JS 24:9 -  Levantou-se também Balaque, filho de Zipor, rei dos moabitas e pelejou contra Israel; e mandou chamar a Balaão, filho de Beor, para que vos amaldiçoasse.
JS 24:10 -  Porém eu não quis ouvir a Balaão; pelo que ele vos abençoou grandemente e eu vos livrei da sua mão.
JS 24:11 -  E, passando vós o Jordão, e vindo a Jericó, os habitantes de Jericó pelejaram contra vós, os amorreus, e os perizeus, e os cananeus, e os heteus, e os girgaseus, e os heveus, e os jebuseus; porém os entreguei nas vossas mãos.
JS 24:12 -  E enviei vespões adiante de vós, que os expulsaram de diante de vós, como a ambos os reis dos amorreus; não com a tua espada nem com o teu arco.
JS 24:13 -  E eu vos dei a terra em que não trabalhastes, e cidades que não edificastes, e habitais nelas e comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes.

O Livro de Josué em sua maior parte fala da conquista da terra de Canaã e sua divisão entre o povo de Israel, e Josué agora falava não com a sua geração que havia saído do Egito, mas com a geração nova, dos filhos daqueles que haviam saído do Egito, e para que eles pudessem continuar a conquistar toda a sua terra, viverem nas bênçãos do SENHOR, Josué os chama e começa um exercício, O EXERCÍCIO  de relembrar aquilo que DEUS tinha feito por eles até ali.

Se nós queremos viver uma vida espiritual que verdadeiramente agrade a DEUS " o relembrar "  é algo que deve estar sempre presente na nossa  vida. Quando lemos a PALAVRA DE DEUS, estamos relembrando as ações de DEUS na vida dos homens, e isto nos torna  pessoas cheias de fé, de ousadia.

Por isso a insistência da PALAVRA no que diz respeito  a relembrar constantemente do SENHOR , do que o SENHOR fez e faz por nós

NEEMIAS 4:14 -  E olhei, e levantei-me, e disse aos nobres, aos magistrados, e ao restante do povo: Não os temais; lembrai-vos do grande e terrível Senhor, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas mulheres e vossas casas.

SALMOS 105:5-15  Lembrai-vos das maravilhas que fez, dos seus prodígios e dos juízos da sua boca;
SL 105:6 -  Vós, semente de Abraão, seu servo, vós, filhos de Jacó, seus escolhidos.
SL 105:7 -  Ele é o SENHOR nosso Deus; os seus juízos estão em toda a terra.
SL 105:8 -  Lembrou-se da sua aliança para sempre, da palavra que mandou a milhares de gerações.
SL 105:9 -  A qual aliança fez com Abraão, e o seu juramento a Isaque.
SL 105:10 -  E confirmou o mesmo a Jacó por lei, e a Israel por aliança eterna,
SL 105:11 -  Dizendo: A ti darei a terra de Canaã, a região da vossa herança.
SL 105:12 -  Quando eram poucos homens em número, sim, mui poucos, e estrangeiros nela;
SL 105:13 -  Quando andavam de nação em nação e dum reino para outro povo;
SL 105:14 -  Não permitiu a ninguém que os oprimisse, e por amor deles repreendeu a reis, dizendo:
SL 105:15 -  Não toqueis os meus ungidos, e não maltrateis os meus profetas.

Porque será que o "relembrar" é algo tão importante para a fé?

II - RELEMBRAR É IMPORTANTE PARA SABER DE ONDE REALMENTE VEM A NOSSA VITÓRIA

JOSUé 24:3 - Eu, porém, tomei a vosso pai Abraão dalém do rio e o fiz andar por toda a terra de Canaã; também multipliquei a sua descendência e dei-lhe a Isaque.

Na sociedade em que vivemos existe uma demasiada valorização do ego, é difícil encontrarmos pessoas que reconheçam a DEUS em todas as suas vitórias, em todas as suas bênçãos, em todas as suas alegrias. É comum a gente se lembrar de DEUS quando as coisas não vão bem, quando eu experimento uma derrota.

É comum a "sorte " levar os méritos de tudo de bom que alcançamos, porém o que Josué nos mostra é que nós precisamos reconhecer, relembrar, que as nossas conquistas, as nossas vitórias são autoria do SENHOR.

Se nós quisermos ser abençoados a cada momento, precisamos reconhecer que as nossas vitórias são de autoria do SENHOR, não são por minha capacidade, não são pelo meu conhecimento, não são obras da sorte, do destino, mas são ações de DEUS na minha vida.

O resultado disso é a multiplicação das bênçãos de DEUS nas nossas vidas, Naamã para ser curado de sua lepra, não precisou de presentes, não precisou de nenhuma outra coisa senão apenas reconhecer a DEUS e ao seu poder.

II REIS 5:15   Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que TENHO CONHECIDO que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo. 

PROVÉRBIOS 3:6 - Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

III - RELEMBRAR É IMPORTANTE POIS MOSTRA QUE TEMOS QUE CONSTRUIR UM LUGAR DE MANIFESTAÇÂO DO SENHOR

JOSUÉ 4:5-7 E disse-lhes Josué: Passai adiante da arca do SENHOR vosso Deus, ao meio do Jordão; e cada um levante uma pedra sobre o ombro, segundo o número das tribos dos filhos de Israel;
JS 4:6 -  Para que isto seja por sinal entre vós; e quando vossos filhos no futuro perguntarem, dizendo: Que significam estas pedras?
JS 4:7 -  Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do SENHOR; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel.

Se nós olharmos para o texto veremos que Josué mostra ao povo a necessidade de cada um levar uma pedra para edificar o altar, em memória aquilo que o SENHOR faria abrindo o jordão para que o povo passasse.
O que este texto quer nos relembrar é que é necessário nos construirmos  um lugar aonde DEUS possa se manifestar, e este lugar é o altar. Se você procurar em toda a escritura o altar está sempre presente no que diz respeito a comunicação, o intercâmbio entre a terra e os céus. Algumas vezes  DEUS aparece primeiro e depois é construído o altar, outras o altar é constrúído e DEUS se manifesta. O que a PALAVRA nos mostra é que se houver altar DEUS se manifesta, DEUS se revela, de alguma maneira a resposta vem.

Noé após 40 dias e 40 noites enfrentando o dilúvio, ao sair da arca edificou um altar ( GENESIS 8;20)
Abrão edificou o altar quando DEUS lhe apareceu dando-lhe a promessa ( GENESIS 12:7)
Salomão edificou um altar ao SENHOR e ELE apareceu e falou com Salomão para que este pedisse o que quisesse ( II CRONICAS 1:6-7)

Altar  era o lugar  aonde  eram oferecidos os holocautos  que em Hebraico siginifica "aonde a fumaça sobe " ou seja o altar era o lugar de fazer subir até o SENHOR a nossa adoração, a nossa ofertas, o altar  hoje é a nossa vida de oração e de oferta a DEUS.

Temos tido uma vida de adoração, de oferecimento a DEUS e a sua obra.
Temos feito subir a nossa adoração, temos feito subir o nosso esforço, o nosso trabalho, as nossas ofertas, a nossa vida.

Amado aprenda com o povo judeu se DEUS aparecer edifique um altar. Se você edificou um altar e DEUS não apareceu, pode aguardar porque é certo que ele aparecerá.


IV - RELEMBRAR ALÉM DE NOS FAZER RECONHECER E ADORAR AO SENHOR NOS MOSTRA A NECESSIDADE DE CONSTANTEMENTE  AVALIAR O QUE ESTAMOS FAZENDO

JOSUÉ 24:7-8E clamaram ao SENHOR, que pôs uma escuridão entre vós e os egípcios, e trouxe o mar sobre eles, e os cobriu, e os vossos olhos viram o que eu fiz no Egito; depois habitastes no deserto muitos dias.

O povo de Israel marchou 40 anos no deserto, e durante estes 40 anos murmurou, voltou-se a idolatria, porque esqueceu-se do que o SENHOR tinha feito por eles no Egito, e no próprio deserto, se o povo lembrasse do Egito, das obras do SENHOR na sua retirada teria como avaliar, ou melhor reavaliar o seu comportamento, porém eles pensavam somente no agora, no hoje, no que viam.

Quantas vezes não agimos assim, vendo apenas o momento, e por isso tomamos posturas espirituais que nos prejudicam, no entanto se nós relembramos o que o SENHOR fez por nós até aqui, poderemos mudar o nosso modo de agir e sermos sempre abençoados.

V - E POR ULTIMO RELEMBRAR REVIGORA AS NOSSAS FORÇAS

JS 24:8 -  Então eu vos trouxe à terra dos amorreus, que habitavam além do Jordão, os quais pelejaram contra vós; porém os entreguei nas vossas mãos, e possuístes a sua terra, e os destruí de diante de vós.

Muito gente acha que relembrar é ficar parado no passado, mas relembrar é mais que isso é tomar uma posição no presente com base naquilo que já experimentamos no passado, caminhando para a frente, para o futuro, para as nossas conquistas.
Simplificando relembrar é buscar forças para continuar lutando, veja que o SENHOR relembra a eles que tinha destruído os inimigos de Israel, e que não os fez de uma vez só para não causar um catástrofe ecológica

DEUTERONOMIO 7-17-22 Se disseres no teu coração: Estas nações são mais numerosas do que eu; como as poderei lançar fora?
DT 7:18 -  Delas não tenhas temor; não deixes de te lembrar do que o SENHOR teu Deus fez a Faraó e a todos os egípcios;
DT 7:19 -  Das grandes provas que viram os teus olhos, e dos sinais, e maravilhas, e mão forte, e braço estendido, com que o SENHOR teu Deus te tirou; assim fará o SENHOR teu Deus com todos os povos, diante dos quais tu temes.
DT 7:20 -  E mais, o SENHOR teu Deus entre eles mandará vespões, até que pereçam os que ficarem e se esconderem de diante de ti.
DT 7:21 -  Não te espantes diante deles; porque o SENHOR teu Deus está no meio de ti, Deus grande e terrível.
DT 7:22 -  E o SENHOR teu Deus lançará fora estas nações pouco a pouco de diante de ti; não poderás destruí-las todas de pronto, para que as feras do campo não se multipliquem contra ti.

Porém no tempo certo a vitória virá, é isto que tem que alimentar os benefícios que o SENHOR tem nos concedido até aqui, e suas promessas para o nosso futuro.

CONCLUSÃO

Estamos aqui com uma série de desejos, de planos, de necessidades, o que esta PALAVRA nos ensina é que todos devemos relembrar o que DEUS já fez por nós, e aí a partir disso pensar como tem sido nosso compromisso com DEUS, como anda nossa vida espiritual, e se por ventura encontrarmos algo que precisa ser mudado, mudar já para que mais depressa possível possamos colher as bênçãos de DEUS sobre nós.

Lembre-se DEUS não aceita a nossa vida pela metade, nossa adoração o nosso sacrifício oferecido pela metade, o próprio Salomão foi castigado pelo SENHOR por tolerar a idolatria em sua casa (I REIS 11).



Nenhum comentário: