domingo, 24 de novembro de 2013

OS PLANOS PARA EU E PARA VOCÊ,JÁ ESTÃO ESCRITOS HÁ MUITO TEMPO, O QUE PRECISAMOS É EMBARCARMOS NESTES PLANOS COM OUSADIA E ALEGRIA.


Todos nós fzemos planos, e isto é saudável para vida, precisamos sonhar, ter metas, objetivos, porém precisamos entender também que o SENHOR já traçou planos sobre cada um de nós, que nos ajudarão, que nos levarão, as conquistas que imaginamos, sonhamos para nós, se estas estiverem de acordo com a PALAVRA DE DEUS.
Mas para que isso se concretize em nossa vida, temos em primeiro lugar ter ousadia para encarar esses planos, alegria em todo tempo da caminhada, seja ela fácil ou trabalhosa e acima de tudo ser obediente ao SENHOR em TUDO!

Creio que você será extremamente edificado com esta meditação, assim como eu tenho sido, vamos nessa juntos?

I – INTRODUÇÃO

JR 29:11 -  Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
JR 29:12 -  Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
JR 29:13 -  E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

O texto que acabamos de ler é  parte de uma carta aos exilados da Babilônia, falando sobre diversos assuntos, mas sem dúvida nenhuma um texto que fala de ânimo, encorajamento, há uma nação, um povo, que estava sob o jugo dos babilônicos muito forte.

Uma parte dos judeus junto com a corte foi levada ao cativeiro Babilônico, outra parte havia ficado em Israel, Jeremias estava em Israel e escreveu uma carta aos judeus no exílio a Babilônico, porque alguns falsos profetas estavam predizendo coisas erradas ao povo no exílio.

JR 29:1 -  E ESTAS são as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou de Jerusalém, aos que restaram dos anciãos do cativeiro, como também aos sacerdotes, e aos profetas, e a todo o povo que Nabucodonosor havia deportado de Jerusalém para Babilônia.


Os que estavam no cativeiro estavam aprisionados, sem esperança, sem paz, amargurados, fazendo planos para a sua vida, porém os planos não propseram, não saem do papel, chegando ao total e pleno desanimo, ai então o SENHOR manda o profeta escrever ao povo uma mensagem.


E esta palavra que o SENHOR envia mostra

II – DEUS TEM PLANOS PARA A TUA VIDA

 JEREMIAS 29:11 – “Pois eu bem sei os planos ( pensamentos) que estou projetando para vós diz o SENHOR”

O que este texto nos deixa claro é que não importa a situação que estamos enfrentando, DEUS tem um plano para a nossa vida, na realidade ele tem muitos planos para nós.

Estes planos são especiais, planos maravilhosos, porque nascem em DEUS, é muito maior que você pense ou sonha. A PALAVRA nos garante isso.

Você não está jogado, sozinho, sem esperança, saiba disso sempre, às vezes a luta.

O PRIMEIRO PLANO PARA VOCÊ é O DE PAZ


JEREMIAS 29:11 a – “Porque eu bem sei os planos que tenho a respeito de vós......”

A paz é fundamental, hoje muito se tem perdido pela falta de paz, pela falta de tranqüilidade para realizar as coisas, para analisar as situações, para tomar medidas adequadas.

A Bíblia fala que devemos nos empenhar para buscar esta paz

SL 34:14 -  Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.  ( em outra tradução: Procura a paz, empenha-te por alcança-la)

A paz garante nosso sucesso, nossa vitória.

SL 37:11 -  Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.

O SENHOR te oferece esta paz agora, Hoje.


O SEGUNDO PLANO PARA VOCÊ  É DE ESPERANÇA


JEREMIAS 29:11b – “ .... Para vos dar um futuro e uma esperança “


O SENHOR mostra que ele tem preparado para cada um de nós um plano de esperança, ou seja ele quer manter aceso dentro de nós a esperança, e isso é importante porque é a esperança que nos leva a buscar nos céus aquilo que está reservado para nós, é a esperança que nos faz penetrar na presença de DEUS

HB 6:18 -  Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;
HB 6:19 -  A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu,

No interior do véu que encontramos as nossas bênçãos


EF 1:3 -  Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;


Esse texto nos mostra que com base na esperança a nossa emoção se mantém sobre controle, sem desespero, e com esta mesma esperança entramos até a presença de Jesus (até o interior do véu)

O SENHOR estava dizendo que o plano dele para aquele povo era manter vivo a certeza que a sua benção se concretizaria, ensinava-os a terem esperança numa vida melhor, de sair do cativeiro em conseguir concretizar os planos, pois a esperança é a mãe da fé, a esperança é a expectativa e a fé é a evidência.

A esperança  ela desvia a atenção do crente para longe das circunstâncias e faz com que ele olhe para Cristo, sabendo que em Cristo haverá a concretização da benção

AT 2:25 -  Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, Porque está à minha direita, para que eu não seja comovido;
AT 2:26 -  Por isso se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; E ainda a minha carne há de repousar em esperança;
AT 2:27 -  Pois não deixarás a minha alma no inferno, Nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;


O TERCEIRO PLANO DE DEUS PARA NÓS  É UM FUTURO GARANTIDO

JEREMIAS 29:11b – “ .... Para vos dar um futuro e uma esperança “


O SENHOR nos mostra que muito mais que paz, esperança, ele nos concede um futuro garantido por ELE. Ele está investindo na sua vida hoje, está dizendo para você que você pode confiar no seu futuro, pois ele esta tomando conta.

Saiba que nada passa desapercebido dos olhos do SENHOR, ele está embora não o9 vejamos neste momento trabalhando por você.

CONCLUSÃO

Porém amados nenhum destes planos: paz, de esperança e de futuro, vai se realizar, se você não quiser. Depende mais de você do que de DEUS, para você entender esta afirmação você tem que entender que DEUS tem um plano para cada um de nós, e um plano  é como uma planta de casa o Engenheiro faz, você olha e vê ali a sua casa, mas ainda não conseguimos morar nela, porque? Por que ela não está construída, nós precisamos construir para que a gente possa morar nesta casa.

DEUS tem planos de paz, de esperança, de futuro garantido, porém é um plano apresentado para nós, e da mesma forma só conseguiremos usufruir dele se nós o construirmos.  Neste caso estamos construindo o templo do Espírito Santo, que é a nossa vida, e o construímos iniciando uma relação de comunhão de intimidade e de fé, para que este futuro seja uma realidade em nós.

Como construir, o texto nos revela: Buscar de todo coração é buscar através da oração, da comunhão, da fé e o resultado que ele será achado e fará sair do cativeiro.







Nenhum comentário: