sexta-feira, 1 de novembro de 2013

NOS MOMENTOS MAIS DIFICEIS, “ELE” ESTÁ CONOSCO



I-INTRODUÇÃO

(Gênesis 16:7) - E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.
(Gênesis 16:8) - E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.
(Gênesis 16:9) - Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.
(Gênesis 16:10) - Disse-lhe mais o anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, que não será contada, por numerosa que será.
(Gênesis 16:11) - Disse-lhe também o anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e darás à luz um filho, e chamarás o seu nome Ismael; porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição.
(Gênesis 16:12) - E ele será homem feroz, e a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
(Gênesis 16:13) - E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?
(Gênesis 16:14) - Por isso se chama aquele poço de Beer-Laai-Rói; eis que está entre Cades e Berede.
(Gênesis 16:15) - E Agar deu à luz um filho a Abrão; e Abrão chamou o nome do seu filho que Agar tivera, Ismael.
(Gênesis 16:16) - E era Abrão da idade de oitenta e seis anos, quando Agar deu à luz Ismael.

O TEXTO NOS LEVA AO TEMPO EM QUE Agar serva de Sarai, mulher de Abrão, por diversas desavenças com sua senhora, foge com seu filho Ismael, depois de ser afligida por Sarai, com consentimento de Abrão.

As escrituras não deixam claro que aflição foi essa que Sarai aplicou a Agar, mas com certeza foi algo tão forte e dolorido, grave mesmo, a ponto dela fugir para o deserto para morrer, com seu filho.
E nisto que quero meditar com você nesta noite, os momentos de aflições pelas quais passamos, momentos em que as aflições são pesadíssimas a ponto de queremos abandonar tudo, desistir, até mesmo da vida, daquilo que mais amamos os filhos por exemplo.

Entendo que todos aqui já passamos por momentos de muita aflição, em que pensamos como isto mpode estar acontecendo em minha vida?
Quero que você aprenda nesta noite, o que eu aprendi meditando alguns dias nesta PALAVRA.

II- AS ESCRITURAS NOS REVELAM QUE NOS MOMENTOS DE CRISE, DE AFLIÇÃO ESTEJA VOCÊ AONDE ESTIVER, O SENHOR VAI ATRÁS DE TI PARA TE LIVRAR, ELE TE ACHA

(Gênesis 16:7) - E o anjo do SENHOR a achou junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur.

Veja que ela tomou a estrada de Sur que saia de Berseba até o Egito,, esta distância estava em torno de 200km, mas o mais interessante é que ninguém foi atrás de Agar, apesar da terra inópsita, apesar dos perigos do deserto, ele foi e ninguém se importou, imagine como ela se sentia neste momento.

Assim é conosco nos momentos da crise é que verificamos mesmo que são e quantos são nossos amigos, as pessoas que se preocupam com a gente. As vezes ninguém vai atrás de nós para nos achar, ajudar, restaurar.

De um lado é importante porque realmente você vai restringido o número de amigos verdadeiros, vai vendo se afastar de você aqueles que se dizem amigos, mas são oportunistas , por outro dá uma certa tristeza de verificar que nas horas mais dificieis, são muito poucos os que estão ao nosso lado.

Mas o melhor de tudo é que quando a maioria se afasta de nós, temos um DEUS que sabe exatamente onde eu estou, e vai até atrás de nós.

(Isaías 49:15) - Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

Mesmo que você não seja a maravilha de pessoa, veja que Agar era uma pessoa difícil, que maltratava Sarai.

(Gênesis 16:4) - E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.

Mesmo assim o SENHOR foi atrás dela, com seus erros, sua postura de desprezo com a sua SENHORA, por que Jesus quer sempre dar uma nova chance, Jesus queria restaurar Agar. Assim como quer restaurar cada um de nós, foi para isso que Jesus foi enviado

(Isaías 61:1) - O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;

Amado creia que qualquer que seja a tua situação hoje, o SENHRO veio at[é você para te restaurar, te restituir de tudo o que te foi tirado, para te falar contigo.

II- PORÉM PARA QUE VOCÊ  SEJA RESTAURADO NO ENCONTRO COM JESUS, TEM QUE HAVER RECONHECIMENTO DO QUE ACONTECEU PARA QUE O SENHOR POSSA AGIR.

(Gênesis 16:8) - E disse: Agar, serva de Sarai, donde vens, e para onde vais? E ela disse: Venho fugida da face de Sarai minha senhora.

Veja que ao encontrar a Agar o SENHOR perguntou de onde ela vinha, para saber o que ela ia falar, pois o SENHOR vai direto aquilo que precisa ser arrumado.
Veja que Agar não escondeu o que aconteceu, o motivo por estar no deserto, irmãos para Jesus agir é preciso ser sincero e trasparente.

(Provérbios 28:13) - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
(Salmos 32:2) - Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.
(Salmos 32:3) - Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
(Salmos 32:4) - Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)
(Salmos 32:5) - Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)

Tem que existir reconhecimento da real situação que nos encontramos, porque só assim o SENHOR pode ficar e resolver a questão.

(Isaías 57:15) - Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.

III- O SENHOR ENSINA QUE A BENÇÃO VEM PARA QUEM ESTÁ DISPOSTO A POR ASCOISAS NO LUGAR

(Gênesis 16:9) - Então lhe disse o anjo do SENHOR: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo de suas mãos.

Irmãos uma coisa que precisamos entender é que o SENHOR não gosta de coisas mal resolvidas, não aceita que o tempo apaga as coisas, ele quer que a gente resolva as nossas questões, acabe com as pend^Çencias da nossa vida, se torne realmente uma nova criatura, que não carrega as imperfeições do passado, e para isso é preciso arrumar as coisas.

Lembra de Ezequias o rei de Judá

(Isaías 38:1) - NAQUELES dias Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele o profeta Isaías, filho de Amós, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.

Veja que a ordem do SENHOR para Agar foi de voltar para sua senhora, se humilhar, ou seja reconhecer os erros e consertar tudo.
Não mudou a visão de DEUS hoje, continua amesma des de o AT até o NT

(Gênesis 18:19) - Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agir com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.

(Colossenses 2:5) - Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.

(I Corintios 14:40) - Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

Meu irmão não fuja de resolver aquilo que depende de você, se você quer benção volte e arrume o que foi quebrado, te humilha, serve que DEUS vai realizar milagres,

IV- QUANDO A GENTE OUVE A VOZ DE DEUS E COMEÇA A POR EM PRÁTICA SEUS ENSINAMENTOS, DEUS SE APRESENTA A NÓS DE MANEIRA CLARA E PERCEPTIVA

(Gênesis 16:13) - E ela chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus que me vê; porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê?

Veja que ao final desta conversa, o que era um anjo do SENHOR foi reconhecido por Agar como sendo o próprio DEUS, DEUS quis mostrar a Agar que ELE é um DEUS real, que vê, fala e se apresenta a nossa vida, para tratar conosco.

Deus se revela a grandes e pequenos, se revelou a Abtrão a quem tinha o propósito de estabelecer todas as nações e se apresentou também a serva, que afrontava a sua escolhida (Sarai) usando de desprezo.

Isto significa que todos seres humanos tem a mesma oportunidade de ser instrumentos na mãos de DEUS, de ser abençoados com toda sorte de bênçãos de DEUS, mostrando que a fé é umn relacionamento real e dinâmico.

Conclusão.

As horas dificeis irão chegar, mas com ela chega o livramento de DEUS, o Emanuel Deus conosco, pense nisso e na hora dificil se mantenha firme.







Nenhum comentário: