sábado, 9 de novembro de 2013

A NOSSA VIDA ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS, NÃO IMPORTA O QUE OS OUTROS DIGAM, OU O QUE VOCÊ ESTÁ ENFRENTANDO


Nas crises da vida é dificil enxergar o controle de DEUS com os olhos humanos, somos porém seres espirituias, que cremos não por causa dos sentidos de nossa vida ( audição, visão, olfato ou tato) mas sim acima, muito acima dos sentidos.

Fé é isso é crer sem ver, e essa é a lição de Jó para seu amigo Zofar, te convido para ler esta mensagem, e ser abençoado pela vida de Jó.

JÓ 12:1-10 JÓ 12:1 -  ENTÃO Jó respondeu, dizendo:
JÓ 12:2 -  Na verdade, vós sois o povo, e convosco morrerá a sabedoria.
JÓ 12:3 -  Também eu tenho entendimento como vós, e não vos sou inferior; e quem não sabe tais coisas como essas?
JÓ 12:4 -  Eu sou motivo de riso para os meus amigos; eu, que invoco a Deus, e ele me responde; o justo e perfeito serve de zombaria.
JÓ 12:5 -  Tocha desprezível é, na opinião do que está descansado, aquele que está pronto a vacilar com os pés.
JÓ 12:6 -  As tendas dos assoladores têm descanso, e os que provocam a Deus estão seguros; nas suas mãos Deus lhes põe tudo.
JÓ 12:7 -  Mas, pergunta agora às alimárias, e cada uma delas te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber;
JÓ 12:8 -  Ou fala com a terra, e ela te ensinará; até os peixes do mar te contarão.
JÓ 12:9 -  Quem não entende, por todas estas coisas, que a mão do SENHOR fez isto?
JÓ 12:10 -  Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana.


Aqui nos vemos diante de uma resposta de Jô a Zofar um de seus amigos que após saberem da doença de Jô foram até ele para poder ajuda-lo a sair daquela situação, Zofar havia exposto a Jô um conceito que muitos de nós ainda hoje, temos a respeito de DEUS.

Zofar mostrava em seu entendimento ser impossível que DEUS intervisse na situação de Jô, que Jô pudesse alcançar a DEUS em oração, veja o que Zofar diz para Jô:

JÓ 11:7 -  Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso?

Na resposta de Jô a Zofar, aprendemos duas questões importantíssimas para a nossa fé:

II – A PRIMEIRA É QUE  O SERVO DE DEUS MESMO NO MEIO DA DOR TEM QUE TER A CERTEZA QUE A SUA VIDA ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS  


JÓ 12:9-10 -  JÓ 12:9 -  Quem não entende, por todas estas coisas, que a mão do SENHOR fez isto?
JÓ 12:10 -  Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana.

Jô havia perdido seus bens, havia perdido seus filhos, sua mulher o instigava a falar mal de DEUS e morrer, ele estava com chagas, feridas por todo o corpo, e seu amigo Zofar dizia que era impossível Jô manter algum contato com ELE.

Como Zofar a maioria das pessoas desconhece a capacidade de DEUS em amar-nos e se relacionar conosco, principalmente no meio da dor, da aflição, foram ensinados a crer num DEUS frio, sem amor, sem misericórdia, que está mais interessado em si próprio do que na sua criação.

Porém Jô tinha a certeza que o SENHOR o amava e não o abandonaria, como mostra a sua resposta na “sua mão está tudo quanto vive, e o espírito de toda carne humana”

Se você está passando por lutas, difíceis dolorosas, saiba que você que deixa o SENHOR governar a sua vida, está nas mãos do SENHOR, em nenhum momento de sua existência DEUS esteve longe.


DT 30:11-15 -  Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti.
DT 30:12 -  Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
DT 30:13 -  Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
DT 30:14 -  Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
DT 30:15 -  Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;

DEUS nos acompanha desde a noss concepção

SL 139:13-17 -  Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
SL 139:14 -  Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
SL 139:15 -  Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
SL 139:16 -  Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
SL 139:17 -  E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!

Ele se preocupa com os destinos de grandes impérios, mas também se preocupa com coisas que parecem mínimas ou até desprezíveis


DEUS AGINDO COM NABUCODONOSOR, COM OS MORADORES DA TERRA (v.35)


DANIEL 4:31-37 DN 4:31 -  Ainda estava a palavra na boca do rei, quando caiu uma voz do céu: A ti se diz, ó rei Nabucodonosor: Passou de ti o reino.
DN 4:32 -  E serás tirado dentre os homens, e a tua morada será com os animais do campo; far-te-ão comer erva como os bois, e passar-se-ão sete tempos sobre ti, até que conheças que o Altíssimo domina sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer.
DN 4:33 -  Na mesma hora se cumpriu a palavra sobre Nabucodonosor, e foi tirado dentre os homens, e comia erva como os bois, e o seu corpo foi molhado do orvalho do céu, até que lhe cresceu pêlo, como as penas da águia, e as suas unhas como as das aves.
DN 4:34 -  Mas ao fim daqueles dias eu, Nabucodonosor, levantei os meus olhos ao céu, e tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei e glorifiquei ao que vive para sempre, cujo domínio é um domínio sempiterno, e cujo reino é de geração em geração.
DN 4:35 -  E todos os moradores da terra são reputados em nada, e segundo a sua vontade ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem possa estorvar a sua mão, e lhe diga: Que fazes?
DN 4:36 -  No mesmo tempo tornou a mim o meu entendimento, e para a dignidade do meu reino tornou-me a vir a minha majestade e o meu resplendor; e buscaram-me os meus conselheiros e os meus senhores; e fui restabelecido no meu reino, e a minha glória foi aumentada.
DN 4:37 -  Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu; porque todas as suas obras são verdade, e os seus caminhos juízo, e pode humilhar aos que andam na soberba.

DEUS preocupado com a viúva e a falta de alimento em sua casa

1RS 17:14 -  Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.
1RS 17:15 -  E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias.
1RS 17:16 -  Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias.

Entenda meu irmão que DEUS se importa com sua situação, com o seu sofrer, ELE se envolve com os grandes negócios do mundo como também com a falta de farinha em sua panela, Não dê ouvidos aos Zofares da vida, espere em DEUS, porque vai vivificar a sua vida

IS 57:15 -  Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.

III – O SEGUNDO ENSINAMENTO É QUE TODA A CRIAÇÃO DE DEUS SERVE PARA NOSSO ENSINO

JÓ 12:7 -  Mas, pergunta agora às alimárias, e cada uma delas te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber;
JÓ 12:8 -  Ou fala com a terra, e ela te ensinará; até os peixes do mar te contarão.

Jô disse a Zofar para conversar com os animais que estes lhe dariam ensinamentos, lições .
Jô que era um homem bastante atento a tudo, olhou para a criação de DEUS e percebeu que cada uma de suas criaturas tem suas características e que por meio delas podemos extrair muitas lições para a nossa vida.

Jô citou vidas do mar, da terra e do ar para que Zofar os questionasse, vamos escolher um de cada um desses habitats evamos ver o que aprendemos com ELES.

MAR

A Tartaruga o que podemos aprender com ELA?

A Tartaruga é o símbolo da lentidão, carrega em suas costas um casco grande e duro, o que para muitos são características negativas porém quem a criou foi o SENHOR e a criou com um propósito e você não vê uma tartaruga estressada, murmurante, a tartaruga entendeu algumas coisas.

DEUS MOSTRA QUE CADA UM DE NÓS TEM UM RITIMO DE VIDA PARA ATINGIR SUAS METAS E OBJETIVOS

Muita gente reclama que tudo na sua vida é muito lento, demora muito para acontecer, enquanto a PALAVRA nos mostra em ECLESIASTES 3, que tudo tem um tempo para acontecer, e nós temos que respeitar este tempo, as vezes as coisas não são nem tão lentas assim.

O problema que enfrentamos é a ansiedade, e a PALAVRA nos ensina que a ansiedade não pode nos fornecer coisa alguma de bem

MT 6:27 -  E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

A tartaruga aprendeu isso e vive sabendo que é uma tartaruga, que tem seu próprio ritimo, não vive tentando fazerem as coisas com pressa com precipitação, não vive tentando ser uma lebre.
Compreender o nossa realidade  e o nosso fluxo de vida, nos dá constância porque sabemos quem somos, não vivemos nos enganando, vivendo uma ilusão que somos diferentes, acabando em desilusão, dor etc.

A Tartaruga tem ainda o casco, e quando normalmente se olha para ela, sente-se dó, por ela ter que carregar aquele casco desajeitado.
Porém aquele caso serve como sua proteção por séculos, segundo a arqueologia, o seu casco é a razão dela ter resisitido aos ataques de seus predadores desde a época dos dinossauros.

O casco do cristão é a sua comunhão com DEUS, a oração, a comunhão com a Igreja, o louvor para muitos pode parecer um fardo, para nós é a proteção de DEUS.

LM 3:22 -  As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;

TERRA

O Lobo é um animal muito especial que tem características marcantes. É uma nimal moderado e equilibrado
Nunca sai  por ai atacando sem motivo, não lutam desnecessariamente, evitam agressividade entre eles e não ficam tentando mostrar aos demais animais sua força e capacidade.

Muitas pessoas transformam sua vida diária numa cerdadeira loucura, num estresse sem fim, confiam apenas em suas próprias forças, e acabam, atraindo para si derrotas, síndromes, depressões fruto do corre corre de brigar, discutir, tentar provar para os outros que somos fortes, aptos etc.

O que o lobo nos ensina é que devemos eliminar de nossas vidas coisas infrutíferas que fazemos. Jesus um dia ensinou isso a uma de suas servas

LC 10:38-42 -  E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
LC 10:39 -  E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
LC 10:40 -  Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
LC 10:41 -  E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
LC 10:42 -  E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

CÉUS

A BORBOLETA

A Borboleta tem um vida com ciclos de transformações nos ensinando que para que ela seja aquele especimie tão bonito, ela passa por várias fases: do ovo para a larva; da larva para o casulo e aí então ela nasce, esses estágios são muito importantes e indispensáveis para que ela se transforme numa linda borboleta. Mesmo no casulo, quando aparentemente ela luta para sair de lá, esta luta é que envia fluidos para seus órgãos para que ela tenha força para voar.

O que fica claro é que em cada estágio de sua transformação existe belezas e riscos, todos ele pré-determinados por DEUS, para beneficio da borboleta.

Precisamos aprender com a borboleta que o SENHOR opera em nós várias etapas de transformação, para que a gente seja abençoado

MT 9:16 -  Ninguém deita remendo de pano novo em roupa velha, porque semelhante remendo rompe a roupa, e faz-se maior a rotura.

O que este texto nos mostra é que não adianta sermos o que sempre fomos, uma pequena reforma só dá um pouco mais de vida ao que ainda é velho, precisamos passar pelas transformações que o SENHOR opera.

I 2CO 5:17 -  Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

CONCLUSÃO

Jô entendia que o SENHOR cuida de nós, Jô estava disposto a aprender com tudo o que estava a sua volta para poder se apresentar diante de DEUS sinceramente, e com isso pode ser restaurado pelo SENHOR.

Zofar por sua vez, ficou doente, e única e exclusivamente por causa da oração de Jó foi curado, provando que DEUS ouvia a Jó, assim como ouve você, independente de sua situação hoje.




















Nenhum comentário: